domingo, setembro 29, 2024
InícioPolítica'Justiça está agindo de forma política, e não de acordo a lei',...

‘Justiça está agindo de forma política, e não de acordo a lei’, diz Rogério Marinho

O senador licenciado Rogério Marinho (PL-RN) defendeu, nesta segunda-feira, 9, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração ocorreu depois que a oposição entregou o pedido para depor o ministro ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“A Justiça está agindo de forma política e não de acordo a lei”, disse Marinho. “Constituição precisa ser erguida como escudo.” Conforme o senador, o Brasil vive um momento “extremamente desafiador”, pois o Estado Democrático de Direito estaria em jogo.

“Deveríamos estar discutindo a situação do Brasil, fazendo oposição ao governo, mas estamos discutindo o equilíbrio entre os Poderes, discutindo as ações de um indivíduo, que se acha xerife da nação”, continuou Rogério Marinho.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) e os deputados federais Coronel Meira (PL-PE), Gustavo Gayer (PL-GO) e Bia Kicis (PL-DF) são os principais líderes da iniciativa. Ao todo, o documento tem a assinatura de 153 deputados, que acusam Moraes de abuso de poder e violação de direitos constitucionais. Mais de 1,4 milhão de populares também assinaram em apoio.

Os senadores não assinaram o documento, pois, caso o processo tenha prosseguimento, eles querem fazer parte da comissão especial que analisará, eventualmente, o impeachment de Moraes. O principal argumento do grupo é que as decisões do ministro estariam ameaçando a Constituição e interferindo indevidamente nos outros Poderes.

Apesar disso, conforme apurou Oeste, não há nenhum indicativo de que Pacheco dará prosseguimento ao pedido. O presidente da Casa se comprometeu apenas em receber a solicitação.

Mas, segundo o líder da oposição no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), Pacheco vai avaliar os “critérios técnicos, jurídicos e políticos” para verificar o prosseguimento da denúncia.

Durante o recebimento do documento, Pacheco disse que analisaria o documento “com toda prudência” em respeito aos parlamentares. Conforme o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), cerca de 32 senadores são favoráveis ao pedido de impeachment de Moraes.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui