sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEsporteJustiça condena Chapecoense a indenizar família de vítima do acidente em 2016

Justiça condena Chapecoense a indenizar família de vítima do acidente em 2016

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Chapecoense a pagar indenização para família do chefe de segurança morto no acidente aéreo em 2016. O clube terá que pagar R$ 600 mil de indenização, além de uma pensão mensal à mulher e aos cinco filhos do funcionário que estava no voo. A decisão cabe recurso.

A Segunda Turma do TST considerou que o deslocamento a serviço é considerado “tempo à disposição do empregador”, o que faz com que o clube catarinense seja responsável pelos custos e riscos.

A sentença reverte o entendimento de primeiro grau do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região. Na visão do TRT, o acidente “não tinha relação com a atividade inerente do clube”.

O clube deve pagar mensalmente o valor equivalente à média salarial dos últimos 12 meses do chefe de segurança, além de 13º e férias, descontado um terço que seria destinado às despesas do próprio empregado. São beneficiários da pensão, em cotas iguais, a viúva e os cinco filhos, que receberão sua parte até completarem 25 anos.

Cessado o pagamento a eles, a cota-parte reverterá em favor da viúva, que tem direito à pensão até fevereiro de 2049, com base na expectativa de vida do trabalhador da tabela do IBGE de 2016.

O acidente com o avião da Chapecoense em 28 de novembro de 2016 matou 71 pessoas. Seis passagens sobreviveram.

O time catarinense viajou de Guarulhos para Medellín, na Colômbia, para realizar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

A delegação da equipe contava com jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas. Pouco antes da aterrisagem, o avião se chocou com um monte. As investigações concluíram que a aeronave não sofreu problema técnico e que a queda ocorreu por uma pane seca causada pela falta de combustível da aeronave.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui