terça-feira, setembro 17, 2024
InícioInternacionalJustiça anula julgamento de Alec Baldwin por ocultação de provas

Justiça anula julgamento de Alec Baldwin por ocultação de provas

A Justiça dos Estados Unidos anulou o julgamento do ator Alec Baldwin por homicídio culposo nesta sexta-feira, 12, devido à ocultação de provas. A decisão é uma reviravolta no processo sobre a tragédia no set do filme Rust.

A defesa de Baldwin havia solicitado a anulação sob o argumento de que as autoridades “enterraram” evidências cruciais. O pedido foi aceito pela juíza Mary Marlowe Sommer, que considerou que a ocultação de evidências prejudicou o processo.

Baldwin manuseava um revólver Colt calibre 45 durante um ensaio em outubro de 2021 no Rancho Bonanza Creek, no Estado americano do Novo México, quando a arma disparou e provocou a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu um diretor.

Perita do caso Baldwin recebeu estojo de balas de ex-policial

A questão da ocultação de provas surgiu nesta quinta-feira 11, quando o advogado de Baldwin, Alex Spiro, interrogou a perita forense Marissa Poppell, que revelou ter recebido o estojo de balas de um ex-policial e classificado o artefato sob ordens superiores, sem enviá-lo ao FBI para análise.

Questionada pela promotora Kari Morrissey, Poppell afirmou que as balas não correspondiam à munição real encontrada no set de Rust.

Poppell foi chamada de volta ao tribunal nesta sexta-feira, 12, desta vez com as balas, para que elas fossem examinadas pela juíza, pela promotoria e pela defesa, que pediu para incluí-las como evidência.

A defesa de Baldwin argumentou que a polícia não investigou o caso de forma abrangente e focou apressadamente no ator. Spiro afirmou ainda que os investigadores “enterraram” evidências ao não apresentarem o estojo de balas.

O advogado já havia mencionado que o FBI danificou irreparavelmente o revólver Colt calibre 45 durante a perícia, impedindo a comprovação da versão de Baldwin, que alega que a arma disparou sem que ele apertasse o gatilho.

“Foi um plano perfeito”, declarou Spiro, que insinuou que a destruição da arma e a supressão de evidências foram intencionais para prejudicar Baldwin.

Baldwin, de terno escuro e óculos de armação grossa, observava a discussão com expressão tensa e braços cruzados, enquanto sua esposa, Hilaria, e seus irmãos, Stephen e Beth, estavam nos fundos do tribunal.

O ator, de 66 anos, corre o risco de ser condenado a até 18 meses de prisão, mas a moção pode encerrar o julgamento.

A investigação nunca esclareceu como as balas reais entraram no set de filmagem, algo proibido pelos padrões da indústria.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui