Lançada no Globoplay depois de oito anos da sua primeira temporada, “Justiça 2” acompanha a história de quatro novos personagens — sendo que uma delas foi inspirada em um caso real.
Em entrevista ao Gshow, a autora Manuela Dias detalhou a escolha de retratar algo que ocorreu com uma conhecida sua.
“Uma pessoa com quem eu convivo há muitos anos e trabalha como manicure ficou sem dormir depois que um ponto de droga foi instalado embaixo da casa dela, no Rio”, disse.
Na produção, a história é representada com Belize Pombal, uma mãe que comete um crime na tentativa de salvar a vida de sua filha.
“Ainda bem, ela não teve o mesmo fim da Geíza, mas passou por problemas gravíssimos, psiquiátricos, porque a privação do sono é algo bem grave. Inclusive, ela teve que se mudar de lá”, ainda conta a autora.
Já as outras tramas apresentadas, de certa forma, também foram inspiradas na realidade. “O personagem do Juan Paiva, o Balthazar, é um entregador de delivery. Com quantos entregadores nós cruzamos em uma semana?”, complementou Manuela.
“De quantos casos de injustiça gerados pelo racismo estrutural que alimenta as redes de ‘reconhecimento facial’ já ouvimos falar? Sabemos que isso existe e compromete a vida de muitas pessoas inocentes”, disse.