O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) reservou 80% dos apartamentos de uma luxuosa pousada em Tiradentes (MG).
O pacote para três noites custa R$ 2.643 (solteiro) e R$ 2.796 (casal). Esse valor será dividido entre a Escola da Magistratura do TRF-6 e o próprio tribunal. Como a Corte é pública, a parte que lhe cabe virá dos pagadores de impostos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A pousada tem heliponto, sauna com jacuzzi, serviço de spa e massagem. As acomodações também possuem minibar, lençóis e toalhas com fios egípcios, lareira e TV 50 polegadas.
O TRF-6 não divulgou a programação oficial, a lista das autoridades presentes e as despesas do evento.
A explicação para a estadia de juízes em pousadas
O pretexto para as estadias foi a inauguração da sede da Justiça Federal de São João del-Rei, vizinha de Tiradentes.
A programação do evento prevê uma palestra de maçonaria às autoridades e aos magistrados. O palestrante é Cristian Adrian Flores Maldonado, presidente da Confederação Maçônica do Brasil.
“Conselho Nacional de Justiça inclui gênero como critério para promoção de juízes”
Maldonado já participou de uma sessão solene sobre o Dia do Maçom no Senado, depois do requerimento que teve como autor o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O diretor da Escola da Magistratura, o juiz Grégore Moreira de Moura, é membro da maçonaria.
Segundo o tribunal, o encontro também se justifica porque possibilita a discussão sobre o desenvolvimento de melhorias no funcionamento da Justiça Federal.
“Pretende-se incentivar o desenvolvimento do autodomínio diante de situações desafiadoras e apresentar técnicas de comunicação eficiente e proativa”, informa o edital do evento.
Ainda de acordo com o TRF-6, é “a primeira oportunidade real de um contato entre os magistrados do TRF e juízes de primeiro grau, para tratar dos mais variados temas”.
“Barroso afirma que há mais coisas para mudar no Brasil que no STF”