A Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou, na quinta-feira 1º, a suspensão do juiz australiano Ben Lowe da Olimpíada de Paris 2024. Ele foi acusado pelo surfista Pedro Scooby de diminuir as notas do brasileiro Gabriel Medina.
Scooby também publicou uma foto de Lowe ao lado do australiano Ethan Ewing, potencial adversário de Medina, levantando mais suspeitas. A ISA declarou estar ciente da imagem nas redes sociais, mostrando Lowe interagindo com Ewing e seu treinador.
Para proteger a integridade da competição e seguindo os códigos de conduta da ISA e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel. A decisão não está relacionada à performance de Lowe na Olimpíada.
Antes da medida, Scooby relembrou a disputa nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, quando Medina terminou na quarta posição.
“Lá em Tóquio, um juiz deu as notas mais altas aos adversários do Medina e as notas mais baixas para ele nas baterias”, relatou Scooby. “Foi feita uma reclamação formal para o COI, e os caras não fizeram nada. Este cara está aqui [no Taiti], de novo. Hoje, eu recebi uma foto dele abraçado com Ethan [Ewing], que é o cara se passar, e o Medina também passar, eles podem se enfrentar na semifinal.”
O surfista ainda comparou a situação com um clássico do futebol: “Eu fiquei pensando”, prosseguiu. “Imagina o jogo Flamengo e Fluminense. E aí, um dia antes do ‘Fla-Flu’ o juiz vai encontrar o Gabigol. Tá de sacanagem? É uma entidade séria, é Olimpíada, não poderia acontecer. E só continuando aqui, os dois são australianos. O Ben Low e o Ethan Ewing”.
Possível rival de Medina foi eliminado por compatriota
Ethan Ewing poderia ter enfrentado Gabriel Medina na semifinal, mas foi eliminado nas quartas de final pelo australiano Jack Robinson, que será o rival do brasileiro.
Robinson e Medina vão se enfrentar nas águas da Polinésia Francesa no sábado 3. A competição masculina começa às 14h e a feminina, às 15h12.
O vencedor da bateria garantirá uma medalha e enfrentará o vencedor do confronto entre Kauli Vaast (FRA) e Alonso Correa (PER) na disputa pelo ouro. Os perdedores das semifinais lutarão pelo bronze.