Sthefane Felipe Verteiro, de 23 anos, passou por uma cirurgia pioneira de reconstrução facial, com próteses de titânio desenvolvidas por impressão 3D. Ela passou pelo procedimento em 12 de julho.
O motivo que levou Sthefane a reconstruir sua face foi um acidente, em março de 2023. Na ocasião, ela foi atingida por uma colheitadeira quando estava a caminho do trabalho, em uma rodovia no Paraná.
Operação de reconstrução facial durou sete horas
Uma equipe médica multidisciplinar, composta de profissionais do Paraná, de São Paulo e da Alemanha, realizaram a operação. O procedimento durou aproximadamente sete horas.
O cirurgião bucomaxilofacial Daniel Gaziri liderou a intervenção. Ele usou próteses projetadas no formato de quebra-cabeça para se ajustarem perfeitamente ao rosto da paciente.
No momento, Sthefane está em fase de recuperação. Ela realiza fisioterapia nos olhos. A expectativa é que em 30 dias seu rosto esteja menos inchado e em três meses ela possa retomar suas atividades normais.
Especialistas em medicina afirmam que a tecnologia usada na cirurgia de Sthefane é inovadora. Além disso, pode beneficiar outras pessoas que necessitam de reconstruções faciais semelhantes.