Morreu nesta sexta-feira (26), o ator, dublador e humorista José Santa Cruz, aos 95 anos. O artista ficou amplamente conhecido pelo seu trabalho no programa Zorra Total, além das dublagens de personagens das produções “X-Men”, “Harry Potter”, “Família Dinossauro” e “Tarzan”.
Uma postagem no Instagram do ator informou sobre a morte nesta sexta, no Rio de Janeiro. A causa ainda não foi informada.
Ao longo de décadas de carreira no mundo artístico, José Santa Cruz recebeu papéis de grande destaque, tanto como ator, quanto dublador.
Relembre trabalhos marcantes de José Santa Cruz
Dublagem
José Santa Cruz começou na dublagem em 1973 na empresa Herbert Richards, principal estúdio de dublagem brasileiro. Em pouco tempo, se tornou um dos maiores dubladores do país.
Sua lista de personagens é vasta e percorre filmes, séries animadas e séries de TV. Os mais marcantes foram como Hagrid, em “Harry Potter”; Magneto, nos filmes e desenho de “X-Men”; J. Jonah Jameson, nos filmes do Homem-Aranha do diretor Sam Raimi; Dino da Silva Sauro, em “Família Dinossauro”; Professor Porter, em “Tarzan”; Dodô, de “Alice no País das Maravilhas” e Frederick, de “101 Dálmatas”.
Atuação
Ator e humorista, José Santa Cruz também brilhou na televisão. Seus papéis de destaque aconteceram em A, E, I, O Urca, Balança Mas Não Cai, A Praça é Nossa, Zorra e Zorra Total.
O primeiro trabalho de José Santa Cruz na televisão foi em 1956, quando trabalhou como estagiário na TV Tupi Rio de Janeiro. Seu papel mais recente foi no papel de um padre na novela Espelho da Vida, de 2018 a 2019.