Por meio de sua assessoria, o ex-ministro José Dirceu informou, nesta segunda-feira, 22, que o governo Lula é de centro-esquerda. Mais cedo, durante um evento, o petista disse que a gestão era de centro-direita.
“A assessoria de imprensa do ex-ministro José Dirceu esclarece que ele avalia o governo do presidente Lula como ‘um governo de centro-esquerda, apoiado por partidos de direita’, e não um governo de centro-direita, como acabou afirmando durante o Seminário Brasil hoje, promovido pela Esfera Brasil”, comunicou em nota.
Fala de José Dirceu
Antes de recuar de sua fala, Dirceu chegou a afirmar que até o programa de políticas públicas formulado por Lula “não é de esquerda”.
“Lula montou um governo que não é de centro-esquerda, mas, sim, de centro-direita”, disse o petista. “Eu falo isso e todo mundo fica indignado dentro do PT. Essa é a exigência do momento histórico e político que nós vivemos.”
Volta à política
Em março deste ano, Dirceu comemorou seu aniversário no Lago Sul, área nobre da capital federal. Políticos do alto escalão compareceram ao evento, com mais de 500 convidados, entre eles, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros de Estado e parlamentares de vários partidos.
Semanas depois, Dirceu compareceu ao Congresso Nacional, onde discursou na tribuna para criticar militares e pedir a despolitização das Forças Armadas.