A jornalista alemã Vicky Richter anunciou, nesta terça-feira, 17, o lançamento do documentário Fora Moraes – A Luta do Brasil pela Liberdade. Na produção, ela narra histórias de opressão e ameaças à liberdade de expressão.
Previsto para dezembro deste ano, o conteúdo refere-se à atuação do Judiciário brasileiro e destaca, principalmente, a figura do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Vicky publicou um teaser em seu canal no Instagram. Na mensagem, a jornalista provoca o público com a seguinte colocação: “O mundo precisa ver o que está acontecendo. Você vai ouvir?”
Alemã fala em tirania e perseguições políticas
O vídeo de 21 segundos explora imagens de eleitores e políticos brasileiros. O roteiro aborda expressões de efeito vinculadas a temas como perseguição política, prisões ilegais, tirania e combate à censura.
No espaço reservado para descrever o conteúdo, a autora diz: “Num país onde a censura reina e as vozes são silenciadas, desenrola-se uma batalha pela verdade e pela democracia”.
A jornalista convida o público a acompanhar “histórias não contadas daqueles que lutam contra a opressão, arriscando tudo pela liberdade de expressão”.
Influenciadora vê contraste entre São Paulo e Brasília
De acordo com a influenciadora, “esta não é apenas a luta do Brasil: é uma luta pela liberdade em todos os lugares”.
Em mensagem no último sábado 14, Vicky diz que esteve em São Paulo e deixou a cidade com um sentimento de esperança. “O espírito de luta do brasileiro em busca da liberdade de expressão está mais forte do que nunca”, disse a comunicadora alemã. “A cidade parece um farol de luz no fim de um túnel escuro.”
Vicky acrescentou, contudo, que ao viajar para Brasília percebeu um forte contraste. “As ações ilegais e inconstitucionais do ministro Alexandre de Moraes são profundamente preocupantes”, disse. “O que está acontecendo sob sua supervisão é alarmante”.
A jornalista termina sua mensagem dizendo que os brasileiros devem intensificar os seus esforços para “evitar que esta figura, disfarçada de juiz, desmantele os últimos resquícios de democracia no Brasil”.