sexta-feira, novembro 29, 2024
InícioDestaqueJornada Estadual de Lançamento de Foguetes 2024 reúne estudantes da rede pública...

Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes 2024 reúne estudantes da rede pública em Teresina

A segunda edição da Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes 2024, realizada no Clube de Ultraleve do Piauí, na zona rural de Teresina, reuniu 135 estudantes e 45 professores da rede pública estadual, nesta sexta-feira (29).

A competição, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), incentiva o interesse dos estudantes pela ciência, tecnologia e a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanhou os estudantes na raia de lançamento dos foguetes.

“Nesta segunda edição os estudantes estão em um espaço adequado para os lançamentos dos foguetes com segurança e receberam os EPIs para realizarem o melhor trabalho. O nosso propósito, orientado pelo governador Rafael Fonteles, é de garantir aos estudantes da rede estadual as melhores oportunidades para conquistarem destaque nas olimpíadas nacionais”, afirmou.

jornada2.jpg

O pioneirismo do Piauí ao criar uma Jornada de Lançamento de Foguetes para estudantes da escola pública foi reconhecido pelo presidente da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o prof. dr. João Batista Garcia Canalle, que prestigiou o evento. 

“O Piauí é um dos poucos estados que apoiam os estudantes nas atividades de lançamento de foguetes. O nosso sonho é que as competições neste formato estadual sejam realizadas em todo o Brasil para que tenhamos profissionais qualificados na área da astronomia”, disse o presidente.

jornada4.jpg

Dinâmica da competição

Durante o evento, as equipes demonstraram seus conhecimentos lançando foguetes de forma oblíqua, buscando alcançar o maior alcance horizontal possível. Cada equipe teve direito a um único lançamento dos foguetes construídos com garrafas PET, que deveriam manter a estabilidade e voar em linha reta, com o menor desvio lateral possível.

O sistema de lançamento inclui uma base fixa ao chão e utiliza uma mistura química produzida pelos próprios estudantes, seguindo os padrões da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Com uma garrafa PET e um sonho, a equipe do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Petrônio Martins Falcão veio de longe em busca da medalha de ouro. Formada por Kelvin da Costa, Geovani da Silva, Luís Gustavo Rodrigues, sob orientação do professor Gustavo da Silva, a equipe de Alvorada do Gurguéia ajustou seu protótipo com precisão para garantir o melhor desempenho possível.

“É uma experiência gratificante estar reunido com tanta gente diferente e poder lançar algo que construímos. Foram três meses de preparação e sonhamos com uma medalha”, disse o jovem Kelvin.

jornada5.jpg
MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui