domingo, janeiro 19, 2025
InícioDestaqueJorginho Mello é denunciado pelo PT por suposto racismo

Jorginho Mello é denunciado pelo PT por suposto racismo

O diretório do PT em Santa Catarina denunciou o governador Jorginho Mello ao Ministério Público.

A acusação, de racismo, se deu em virtude de uma declaração de Mello, sobre a “cor da pele das pessoas” de Pomerode (SC), cidade na qual 80,3% da população é branca.

“Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, disse o governador, em áudio enviado a jornalistas.

A fala ocorreu na abertura da 40ª edição da Festa Pomerana, evento cultural no Vale do Itajaí. Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann emitiu uma nota de repúdio, em que chamou a declaração de “espécie odiosa de discriminação”. Ela criticou Mello, por supostamente valorizar características raciais de uma população de origem europeia.

PT acusa racismo do governador de SC

Gleisi Hoffmann, presidente do PT: justificativas pela reprovação pública e críticas de internautas em seu próprio perfil no Twitter/X | Foto: Divulgação/PT
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann é deputada federal pelo Estado do Paraná | Foto: Divulgação/PT

Gleisi disse que o mesmo critério poderia desqualificar outros grupos étnicos do Brasil. Vereador de Florianópolis, Leonel Camasão (Psol) tornou pública a fala de Mello. Camasão enviou denúncia ao Procurador-Geral da República (PGR) e pediu a abertura de uma ação penal contra o governador sob a acusação de racismo.

Conforme o Censo de 2022, Pomerode tem 34.289 habitantes, dos quais 27.562 são brancos. Pretos e pardos representam menos de 20% da população.

Por sua vez, Jorginho Mello se defendeu e alegou que suas palavras foram tiradas de contexto.

“Lamento a tentativa de um vereador do Psol de distorcer o conteúdo de uma entrevista que concedi na abertura da Festa Pomerana, em Pomerode”, afirmou o governador. “Racismo é crime, e essa acusação não se aplica a mim. Até o próprio vereador sabe disso.”



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui