John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, prestou depoimento nesta segunda-feira (22), em Brasília, na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas (CPIMJAE). O dirigente foi convidado devido às declarações dadas desde novembro de 2023, nas quais apontou manipulação de resultados no futebol brasileiro e afirmou ter evidências, inclusive já as entregou à Policia Civil.
Em sua explanação inicial, antes de ser questionado pelos senadores, o empresário norte-americano reforçou que as evidências que afirma ter – e o fizeram ser chamado a depor – mostram “como os jogos são manipulados, e não o por quê.” Textor explicou que, para preservar os envolvidos, apresentará as evidências em sessão secreta com os senadores.
John Textor é o proprietário da Eagle Holding Football, que adquiriu a SAF do Botafogo em 2022 e tem outros clubes ao redor do mundo, como o Crystal Palace, da Inglaterra, o Lyon, da França, e o Molenbeek, da Bélgica. Em sua oitiva, o empresário reforça que a manipulação de resultados é um problema global.
“Eu penso que, se puder provar, que os jogos de 2022 e 2023 foram manipulados, que isso, junto com outras evidências, possa fazer com que as autoridades possam tomar ações. Não estou aqui esperando receber um troféu ou parabéns, mas descobrimos que aqui não é diferente do resto do mundo. Em toda Europa, a manipulação de resultados é uma realidade e que devemos deixar nossa paixão de lado. Temos uma grande oportunidade, pois a tecnologia nos permite hoje”, continuou Textor.
“A manipulação é truque de mágica. Nós todos estamos olhando para a bola, mas no momento chave, quando o jogador chuta, não é ali o truque. É uma atitude diferente, um desânimo quando você deveria estar entregando tudo. A manipulação de resultados acontece em cada milissegundo. Agora temos a capacidade de revelar essa manipulação de resultados. A tecnologia é capaz de avaliar o que é feito dentro do campo e se ocorre ou não manipulação de resultado”, afirmou.
Os senadores Jorge Kajuru (PSB) e Romário (PL) são os presidente e relator da CPIMJAE e coordenam o depoimento de John Textor em Brasília. Antes de abrir as perguntas, ambos confirmaram que as evidências serão apresentadas por Textor nesta segunda-feira (22).
“A sessão secreta acontecerá hoje, ao final dos trabalhos, e receberemos tudo o que o senhor John Textor acaba de dizer que tem em mãos”, afirmou Jorge Kajuru, Senador e presidante da CPI.