Dono da SAF do Botafogo, John Textor, viralizou nas redes sociais neste fim de semana. Isto porque o estadunidense foi filmado dando algumas voltas de skate na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro.
Esta não é a primeira vez que ele é filmado praticando o esporte em terras cariocas. A primeira vez foi em março deste ano, quando ele, após deixar um evento promovido pelo Botafogo, na Zona Oeste do Rio, andou de skate no Aterro do Flamengo.
Apesar do que muitos possam imaginar, a modalidade não é novidade para o dono do Glorioso. Ele praticava o esporte nos anos 1970, quando tinha 12 anos, e era considerado um prodígio do skate.
Textor competia na modalidade freestyle, na Califórnia. As modalidades em que o empresário se destacava eram o Bowl Riding (nas Olimpíadas é a modalidade “Park”) e as provas livres, conhecidas atualmente como modalidade “Street”.
Em 1978, Textor rivalizou com Rodney Mullin, lenda do skate. Rodney é conhecido como o inventor de manobras como kickflip, heelflip e ollie no solo – manobras raramente executadas hoje em dia.
Em novembro de 1978, Textor foi campeão de Bowl Riding no “PepsiNova Team Challenge”, considerado um dos principais torneios de skate na época. À época com 12 anos, o proprietário do Botafogo recebeu a premiação de US$ 4 mil e ganhou notoriedade.
A carreira do então skatista só não deslanchou mais devido a uma lesão no começo dos anos 1980. Durante uma prova, Textor caiu e lesionou a cabeça. A lesão foi tão grave que ele foi hospitalizado. Após a internação, Textor abriu mão da carreira e decidiu focar nos estudos.