A negociação entre Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers, que movimentou o mundo do basquete nos últimos dias, é tão chocante que nem mesmo no ambiente fictício virtual seria possível de acontecer.
Repórter norte-americano especializado em NBA, Tomer Azarly fez o experimento no game NBA 2K25, um dos preferidos dos fãs da liga. Ao tentar trocar Anthony Davis por Luka Doncic, o simulador do jogo barrou a negociação.
Na justificava, o diretor geral do Mavericks alega que “Luka Doncic é alguém que consideramos intocável. O único jeito de eu aceitar uma troca é se me impressionasse e não é o caso”.
Legit this Luka Doncic-Anthony Davis trade isn’t even doable on NBA 2K because the Mavs aren’t getting enough 😂 pic.twitter.com/yGY6hmLsgo
— Tomer Azarly (@TomerAzarly) February 2, 2025
Curiosamente, na “vida real”, foi o próprio diretor do Mavericks, Nico Harrison, quem propôs a troca entre a franquia e o Los Angeles Lakers.
Eu entendo que vocês estejam chocados. Porém, eu acredito que nos posicionamos para vencer agora e também no futuro. E esse é, em última instância, o objetivo e o motivo pelo qual estamos aqui. É uma daquelas situações em que meu trabalho é tomar as decisões difíceis que colocam nossos objetivos em primeiro lugar
Nico Harrison. GM do Dallas Mavericks
Na madrugada desse domingo (2), a ESPN noticiou a troca, que não envolve apenas Doncic e Davis, mas vários atletas e até uma escolha de draft. Durante o dia, Mavericks e Lakers confirmaram a negociação anunciando já seus novos craques.
Luka Doncic não chega ao Los Angeles Lakers sozinho. Os Lakers adquiriram o astro e também Maxi Kleber e Markieff Morris do Dallas Mavericks. Em troca, os Mavs ficam com Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de primeira rodada do draft do Lakers em 2029.
Completando a negociação, o Utah Jazz está adquirindo Jalen Hood-Schifino, uma escolha de segunda rodada do draft do Los Angeles Clippers em 2025, e uma escolha de segunda rodada do Dallas Mavericks em 2025.
Uma troca envolvendo grandes estrelas não é comum na NBA. Jogadores como LeBron James e Stephen Curry, por exemplo, nunca estiveram envolvidos em trocas.
Mas esse não é o único ponto inusitado da negociação. Segundo informações da ESPN, nem mesmo os atletas sabiam da movimentação, que ocorreu com extrema cautela e sigilo.
A forma como tudo foi feito entre as franquias teria deixado Doncic e Davis chateados. O esloveno estaria “completamente devastado e abalado” com a troca. Os dois jogadores deixaram de seguir os Lakers e os Mavs no Instagram, mais uma prova do descontentamento.
Os astros não foram os únicos a reprovarem a negociação. Torcedores do Dallas Mavericks protestaram em frente ao American Airlines Center, arena da equipe.
Luka Doncic é um dos grandes nomes da NBA atualmente e também uma grande promessa para o futuro da liga. Aos 25 anos, o ala-armador já foi eleito cinco vezes para o NBA All-Star.
Atualmente, Doncic está fora devido a uma lesão na panturrilha, mas tem uma média de 28,1 pontos, 8,3 rebotes e 7,8 assistências por jogo em 22 jogos com o Mavericks nesta temporada.
Uma das grandes expectativas dessa troca é justamente ver o esloveno atuando ao lado de LeBron James.
Maior nome em atividade do basquete americano, James, de 40 anos, teve atuação de gala na vitória dos Lakers sobre o New York Giantes na noite de sábado (1), anotando 33 pontos, 12 assistências e 11 rebotes, seu 10º triplo-duplo da temporada.