sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEsporteJogo da Premier League terá árbitro negro pela segunda vez na história

Jogo da Premier League terá árbitro negro pela segunda vez na história

Sam Allison, de 42 anos, fará história na tarde desta terça-feira (26). Escalado para o duelo entre Sheffield United e Luton Town, o árbitro será apenas o segundo homem negro a comandar um jogo da Premier League em 15 anos.

Uriah Rennie foi o pioneiro na Premier League e se aposentou em 2008.

O fato de Sam Allison apitar uma partida da Premier League foi comemorado pela BAMRef, instituição que fornece apoio e aconselhamento a árbitros não brancos no planeta.

“É mais um passo na direção certa para uma arbitragem que reflita a sociedade e o contingente de jogadores do futebol”, diz a nota.

No último sábado (23), Rebecca Welch fez história na Premier League. Isso porque a árbitra, de 40 anos, foi a primeira mulher a apitar uma partida da Premier League. Ela arbitrou a vitória do Burnley sobre o Fulham, por 2 a 0, no Craven Cottage, em Londres.

Antes de chegar à Premier League, Welch já havia apitado partidas da Segunda Divisão e também da Copa da Inglaterra.

O calendário do futebol inglês sempre fica bastante movimentado no fim do ano por causa do Boxing Day, feriado celebrado em todo o Reino Unido. A tradição começou em 1860, ou seja, há 163 anos, com o jogo entre Sheffield FC e Hallam FC.

No século X, o Rei Wenceslao teria presenteado um indigente com comida e com vinho. A ação teria motivado a Igreja Anglicana a recolher doações por parte dos fiéis antes da celebração do Natal.

Como os materiais eram doados e colocados em caixas (boxes, em inglês), abertas somente em 26 de dezembro, criou-se o termo Boxing Day.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui