O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, do Uruguai, apresenta um “quadro neurológico crítico” e está respirando por ventilação mecânica no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde a última quinta-feira, 22, depois de desmaiar no campo do MorumBis, em partida contra o São Paulo pela Libertadores.
A informação consta do boletim médico divulgado pelo hospital e pelo clube de futebol na noite de segunda-feira, 26. O jogador continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do local.
O quadro de saúde do atleta havia piorado no último domingo, 25, quando foram identificados a progressão do comprometimento cerebral e o aumento da pressão intracraniana. Anteriormente, na tarde do último sábado, 24, os médicos revelaram que Izquierdo sofreu uma parada cardíaca na chegada ao hospital e foi necessário o uso do desfibrilador para reanimá-lo.
No último domingo, a equipe do São Paulo entrou em campo e homenageou o defensor. Na partida contra o Vitória, os jogadores subiram ao gramado vestindo uma camisa azul com a frase “Força, Izquierdo”, em espanhol. O telão do estádio também exibiu a mesma mensagem de apoio ao atleta, que luta pela sua vida.
O presidente do Nacional agradeceu aos jogadores que se colocaram à disposição para ajudar pelo gesto. “Muito obrigado ao time paulista pelo gesto sincero e principalmente aos seus jogadores Calerli e Araujo bem como o técnico Zubeldía”, disse Alejandro Balbi, que está em São Paulo.
Juan Izquierdo passou mal durante partida
O cronômetro marcava 38 minutos do segundo tempo quando Izquierdo foi ao chão. O jogo já estava parado para atendimento de Rafinha, do São Paulo. Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente.
Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio ainda consciente e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.
Izquierdo havia entrado no jogo no intervalo, no lugar do também zagueiro Sebastián Coates. O técnico Martín Lasarte já tinha feito as cinco substituições permitidas, mas o protocolo da Conmebol permite mais uma troca em caso de lesão. Entrou, então, Emiliano Velázquez.
O São Paulo publicou uma mensagem de apoio ao zagueiro após a partida. “Nossos pensamentos estão com Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Fuerza, Juan. Estamos contigo”, escreveu o clube.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado