O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para covid-19. A Casa Branca confirmou a informação na noite desta quarta-feira, 17.
Biden apresentou apenas sintomas leves, conforme o anúncio. Nesta terça-feira, 16, o democrata disse que desistiria da candidatura “se os médicos falarem que tem um problema”.
“Hoje cedo, depois de seu primeiro evento em Las Vegas, o presidente Biden testou positivo para covid-19”, informou a assessoria da Casa Branca. “Ele é vacinado e está com sintomas leves.”
Segundo a nota oficial, Biden retornará a Delaware, Estado norte-americano, onde ficará em isolamento. Ele cumprirá todas as suas funções de maneira plena durante esse período.
Biden estava programado para falar em uma conferência em Las Vegas, na noite desta quarta-feira. No entanto, Janet Murguía, presidente e CEO da organização de advocacia UnidosUS, anunciou o cancelamento da participação do presidente por causa do diagnóstico.
Casa Branca atualizará estado de saúde de Joe Biden
A Casa Branca fornecerá atualizações regulares sobre o estado de saúde do presidente. O médico de Joe Biden relatou que ele apresentou sintomas como coriza, tosse seca e mal-estar.
Leia também:
“Ele se sentiu bem em seu primeiro evento do dia”, destacou o médico. “Mas, como não estava se sentindo melhor, o teste de atendimento para covid-19 foi realizado e os resultados foram positivos para o vírus da covid-19.”
De acordo com o médico, a confirmação do PCR ainda está pendente. O presidente deve passar por novos testes mais precisos.
“Seus sintomas permanecem leves, sua frequência respiratória está normal, sua temperatura está normal e sua oximetria de pulso está normal, em 97%”, disse o profissional. “O presidente recebeu sua primeira dose de Paxlovid. Ele estará se auto-isolando em sua casa em Rehoboth.”
Nesta terça-feira, 16, o presidente Joe Biden prestou entrevista para a emissora norte-americana BET News. Na ocasião, os entrevistadores o indagaram se havia algo que o faria reavaliar sua permanência na disputa pela Presidência.
“Se eu tivesse alguma condição médica que surgisse, se alguém, se os médicos viessem até mim e dissessem: você tem esse problema e aquele problema”, disse Biden.