sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalJoe Biden perde mais apoio dentro do Partido Democrata

Joe Biden perde mais apoio dentro do Partido Democrata

Mais 13 democratas no Congresso dos Estados Unidos pediram a saída do presidente Joe Biden da disputa pela Casa Branca.

Trata-se do maior número de solicitações feitas por membros do partido em um único dia, desde que as críticas a Biden começaram.

Joe Biden no debate com Donald Trump promovido pela CNN na quinta-feira, 28 de junho
Joe Biden no debate com Donald Trump promovido pela CNN na quinta-feira, 28 de junho, teve desempenho questionado até pelos democratas | Foto: Reprodução/CNN

O número de democratas que buscam um novo nome para substituir Biden na corrida presidencial de novembro, agora, totaliza 36, conforme levantamento do jornal norte-americano New York Times. Entre eles, estão 31 deputados, quatro senadores e um vice-governador.

Integrantes da legenda se rebelaram, em virtude do desempenho ruim de Biden no debate contra Donald Trump, na CNN, em 27 de junho.

Declarações de membros do partido sobre Joe Biden

Na sexta-feira 19, alguns democratas divulgaram depoimentos, sobre o que pensam a respeito da candidatura de Bide. A seguir, algumas falas.

  • Sherrod Brown, senador por Ohio — “Acho que o Presidente devia terminar a sua campanha.”
  • Martin Heinrich, senador pelo Novo México — “Embora a decisão de se retirar da campanha seja apenas do presidente Biden, acredito que é do interesse de nosso país que ele se afaste.”
  • Greg Landsman, deputado por Ohio — “É hora do presidente Biden se afastar e nos permitir nomear um novo líder que possa confiável e consistentemente defender o caso contra Donald Trump e defender o futuro da América.”
  • Sean Casten, deputado por Illinois — “É com um coração pesado e muita reflexão pessoal que eu estou, portanto, chamando Biden para passar a tocha para uma nova geração.”
  • Gabe Vasquez, deputada pelo Novo México — “Acredito que muitas de nossas liberdades fundamentais e o bem-estar de nossa nação estão em risco sob a presidência de Trump e o presidente Biden deve se afastar para dar aos democratas a melhor oportunidade de ganhar em novembro.”
  • Morgan McGarvey, deputado Kentucky — “Não há alegria no reconhecimento de que ele não deveria ser nosso indicado em novembro.”
  • Betty McCollum, deputada por Minnesota — “Para dar aos democratas um caminho forte e viável para ganhar a Casa Branca, estou pedindo ao presidente Biden para liberar seus delegados e capacitar o vice-presidente Harris para avançar e se tornar o candidato democrata para presidente.”

Os deputados Jesús G. “Chuy” García (Illinois), Jared Huffman (Califórnia), Mark Pocan (Wisconsin) e Marc Veasey (Texas) enviaram uma carta conjunta ao presidente Joe Biden. “Agora é hora de você passar a tocha para uma nova geração de líderes democratas”, escreveram.

Preocupações com a capacidade cognitiva

Biden, de 81 anos, é o presidente mais velho a ocupar a Casa Branca. A idade avançada e o estado de saúde mental do democrata preocupam apoiadores. Se vencer a eleição de novembro, ele terá 86 anos ao fim do mandato.

Oficialmente, o presidente tem afirmado que não desistirá da disputa pela reeleição. De acordo com Biden, ele é o melhor candidato para derrotar Trump.

Para os republicanos, a fragilidade do adversário deve ser um trunfo na conquista da eleição de novembro.

Em uma série de aparições públicas, Biden demonstra fragilidade física ao tropeçar e cair, além de evidentes lapsos de memória. Segundo o Wall Street Journal, Biden costuma cochilar durante reuniões com o gabinete

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui