domingo, julho 7, 2024
InícioInternacionalJoe Biden mostra sinais de pouca de lucidez, denuncia The Wall Street...

Joe Biden mostra sinais de pouca de lucidez, denuncia The Wall Street Journal

O jornal americano “The Wall Street Journal” publicou nesta quarta-feira, 5, uma reportagem denunciando a pouca lucidez e o cansaço do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Após uma investigação que durou meses, o jornal reuniu depoimentos de 45 colaboradores de Biden, que colocaram dúvidas sobre as capacidades mentais do mandatário.

Biden tem 81 anos e é o mais velho presidente a ocupar o cargo em toda a história dos EUA. Mesmo assim, vai concorrer para mais um mandato de quatro anos.

Colaboradores questionam capacidade mental de Biden

“Estávamos no Salão Oval para discutir a ajuda à Ucrânia: ele falava tão baixo que tínhamos dificuldade em ouvi-lo, lia as suas notas até para dizer coisas óbvias, fazia longas pausas e às vezes fechava os olhos tanto tempo que nos perguntávamos se ele tivesse adormecido”, disse uma das testemunhas.

Outro depoimento diz a respeito de falhas de memória de Biden.

“Estávamos discutindo sobre políticas energéticas que ele acabara de aprovar, mas o presidente estava convencido de que ainda eram rascunhos: tive a impressão de que a sua memória estivesse com problemas”, disse outra testemunha.

Casa Branca desmente problemas do presidente americano

Os porta-vozes da Casa Branca, como já fizeram várias vezes nos últimos meses, classificam as reconstruções como “infundadas”, afirmam que são “motivadas politicamente” e descrevem Biden como um “líder perspicaz e enérgico”.

O jornal salientou como a Casa Branca teve acesso aos depoimentos de alguns membros do Partido Democrata e que, posteriormente, contactou novamente os jornalistas para corrigir as informações.

Segundo eles, a lucidez de Biden seria demostrada pelo fato do pacote de ajuda para a Ucrânia e o compromisso sobre o teto máximo da dívida pública terem sido posteriormente aprovados. 

Mas opiniões diferentes estão filtrando na imprensa americana, especialmente daqueles que trabalharam com Biden quando era vice de Barack Obama, e que agora descrevem o presidente como “mais lento” do que no passado.

Um fato que é considerado pelos interlocutores do The Wall Street Journal, é completamente normal, dado o “avançando a idade”, acrescentando que tem “momentos bons e momentos menos bons”.

Em novembro, os americanos irão às urnas para eleger o presidente e membros do Congresso. De acordo com uma sondagem realizada em março pelo mesmo The Wall Street Journal, 48% dos eleitores em sete estados americanos considerado como fundamentais para a eleição acreditam que o ex-presidente Donald Trump, que tem 78 anos, está física e mentalmente mais adequado para voltar na Casa Branca. No caso de Biden, essa opinião parou em 21%.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui