quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalJoe Biden erra e chama presidente da Ucrânia de 'Putin'

Joe Biden erra e chama presidente da Ucrânia de ‘Putin’

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu um erro durante discurso no encerramento da Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele chamou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de “Putin”, que é presidente da Rússia. A cena ocorreu nesta quinta-feira, 11.

O equívoco se deu enquanto Biden apresentava Zelensky ao público. O líder norte-americano rapidamente percebeu o erro e se corrigiu.

“E agora quero passar a palavra para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação”, disse Joe Biden. “Senhoras e senhores, presidente Putin.”

Reação de Joe Biden e Zelensky à gafe

“Presidente Putin?”, indagou o presidente dos EUA. “Ele vai derrotar o presidente Putin! Presidente Zelensky! Estou tão focado em derrotar Putin que temos de nos preocupar com isso.”

Logo depois da correção, Biden cumprimentou Zelensky, que comentou, aos risos: “Sou melhor”.

No palco, 32 aliados e líderes estrangeiros estavam presentes para anunciar apoio ao “Pacto da Ucrânia”.

A Rússia, liderada por Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. A ação resultou no maior conflito entre nações na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Contexto da Cúpula da Otan e a guerra na Ucrânia

Depois da gafe, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, defendeu Biden. “Deslizes acontecem, e, se você sempre monitora todo mundo, você encontrará muitos deles”, afirmou Scholz. “Mas isso não muda nada do que o presidente dos EUA declarou muito claramente em seu discurso.”

A confusão de Joe Biden surge em meio a uma crescente pressão dentro do partido Democrata contra sua candidatura à reeleição. Mais de dez parlamentares pediram sua desistência.

Os democratas questionam a aptidão física e mental dele, em razão da idade avançada e do desempenho insatisfatório no debate contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump. Na ocasião, ele aparentou dificuldades para falar e certa confusão.

Ainda nesta quinta-feira, Biden deve conceder uma coletiva de imprensa pela primeira vez desde o debate. É o momento para o chefe da Casa Branca tentar convencer seus partidários de que pode continuar na disputa.

Leia mais

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui