A cidade de João Pessoa está entre os 10 destinos globais em alta para 2025, ficando ao lado de localidades como Willemstad, capital da ilha caribenha de Curaçao, e de San Pedro de Atacama, no norte do Chile.
Com relação aos tipos de viagens, o recorte regional indica que o turismo noturno está na mira dos viajantes brasileiros para o ano que vem, com preferência por locais de céus limpos. Entram na conta ainda a busca por destinos menos lotados, por retiros de bem-estar e por localidades que ofereçam aeroportos repletos de experiências.
Estes são alguns dos resultados de uma pesquisa global conduzida pela Booking.com com mais de 27,7 mil viajantes de 33 países que pretendem viajar a lazer ou a negócios nos próximos dois anos. Os viajantes não são necessariamente clientes da plataforma, e a pesquisa foi feita de maneira online entre julho e agosto deste ano.
As pessoas não querem mais ir a lugares com turismo massivo e utilizam a tecnologia e a inteligência artificial para ir a destinos não tão conhecidos. Será um ano focado em viagens de transformação dos viajantes com eles mesmos
Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para América Latina
Destinos em alta para 2025
João Pessoa, San Pedro de Atacama e Willemstad são as três localidades da América do Sul com destaque na pesquisa da Booking.com. Elas são parte de uma curadoria de 10 destinos globais que mais registraram crescimento nas reservas dentro da plataforma. Constam ainda locais como Naha, no Japão; Trieste, na Itália; e Houston, nos Estados Unidos.
A capital da Paraíba é figurinha carimbada entre os destinos mais procurados para as férias de verão no Brasil. Ela também é uma Cidade Criativa do Artesanato e da Arte Popular pela Unesco. Atualmente, o Polo Turístico Cabo Branco tem sido desenvolvido. A expectativa é de que a região receba nos próximos anos parques aquáticos e resorts, com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão.
Outros destinos em alta são Tromsø, na Noruega, e San Pedro de Atacama, no Chile. Ambos esbarram em uma das previsões da plataforma para o ano que vem: o aumento no interesse pelo turismo noturno.
Segundo a pesquisa, 64% dos viajantes brasileiros pensam em visitar destinos com céus mais limpos. Contemplar as estrelas, observar constelações, ver eventos cósmicos raros e estar junto de guias astronômicos são, respectivamente, as atividades de maior interesse. Com isso em mente, 54% dos viajantes reservariam uma acomodação sem luzes para incentivar menos poluição luminosa.
Vale destacar que o Atacama é tido como o local não polar mais seco do mundo, o que, junto das altas altitudes e da pouca poluição luminosa, possibilita um céu ideal para contemplação. Já Tromsø, a 400 km acima do Círculo Polar Ártico, é um dos melhores lugares do mundo para conferir a dança da aurora boreal.
Confira os 10 destinos em alta para 2025, segundo a Booking.com:
- João Pessoa (Brasil)
- San Pedro de Atacama (Chile)
- Willemstad (Curaçao)
- Sanya (China)
- Trieste (Itália)
- Tromsø (Noruega)
- Tignes (França)
- Naha (Japão)
- Villajoyosa (Espanha)
- Houston (Estados Unidos)
Tecnologia como aliada
A pesquisa ainda indica o que os viajantes mais têm buscado para futuras viagens. O uso da tecnologia, por exemplo, é recorrente nas viagens, com 83% dos turistas brasileiros usando ferramentas para tomar decisões e encontrar experiências autênticas, e 49% se interessando em usar a IA para selecionar viagens.
As ferramentas são utilizadas para encontrar roteiros personalizados e evitar locais lotados. Cerca de 83% dos brasileiros entrevistados devem usar a tecnologia para encontrar regiões menos movimentadas, e 26% não pretendem marcar nas redes sociais os locais que visitarem em um destino menos conhecido, a fim de deixar o local longe dos holofotes.
“Nesse cenário, planejar uma viagem se torna uma das coisas mais importantes, justamente porque as pessoas não querem pacotes massificados. Elas querem buscar destinos únicos ou que tenham uma experiência única e isso significa que levará um pouco mais de tempo para planejar uma viagem”, conclui Cegato.
Os números mostram que 68% dos viajantes do Brasil pretendem economizar mais em suas viagens, e 81% devem restringir o planejamento do orçamento para maximizar as experiências.
A tecnologia também ajuda pessoas neurodivergentes: 49% dos brasileiros entrevistados que se consideram neurodivergentes tiveram experiências negativas em uma viagem. Assim, 80% se interessam por ferramentas de IA com informações de viagem atualizadas.
Salas sensoriais em aeroportos, hotéis e outros locais são procuradas por 75%, enquanto 79% gostariam de ter mais opções de “bloqueio de ruído” durante a viagem.
Bem-estar e autodescoberta
O bem-estar entra no roteiro, já que 87% dos viajantes brasileiros têm buscado novas atividades de bem-estar para incorporar no cotidiano. Mas as preferências vão mais longe: 78% dos entrevistados do Brasil se interessam por retiros de longevidade, com uma abordagem mais intensificada em relação aos itinerários tradicionais de bem-estar.
No panorama geral, os brasileiros são a quinta nacionalidade que mais pagaria por férias para prolongar a expectativa de vida. Neste quesito, os brasileiros ficam empatados com os mexicanos, ficando atrás dos tailandeses, indianos, árabes e colombianos.
Previsões de comportamento
Outras previsões dizem respeito a viagens multigeracionais, a viagens motivadas pela escolha do aeroporto e até preferência por comprar roupas em brechós durante a viagem. Confira os dados abaixo:
- Viagens multigeracionais: 88% dos baby boomers entrevistados do Brasil (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) ficariam felizes em pagar a próxima viagem para os filhos e 84% para os netos. Além disso, 18% se interessam por férias com aventura – os maiores interesses se referem a passeios a cavalo, escaladas, canoagem e expedição em geleiras;
- Aeroportos: 49% dos brasileiros têm interesse em visitar um lugar por conta do aeroporto. 32% dos entrevistados da geração Z e dos millennials pretendem considerar destinos com base no aeroporto. No geral, 73% dos entrevistados brasileiros disseram que se sentiriam mais animados e livres de estresse com uma variedade maior de instalações antes do voo;
- Toque de nostalgia: para 2025, 50% dos entrevistados nacionais disseram que visitariam brechós nas férias e 82% afirmaram já ter comprado produtos vintage ou de segunda mão durante uma viagem internacional;
- Viajantes homens: 12% dos viajantes do sexo masculino consideram fazer uma viagem exclusiva para homens como uma forma de lidar com a solidão.
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