A estreia de João Fonseca em um Masters 1000 foi com vitória. De virada, o tenista de apenas 17 anos venceu o norte-americano Alex Michelsen por 2 sets a 1 (4/6, 6/0 e 6/2) pela primeira rodada do torneio disputado na capital espanhola.
Na segunda rodada, o carioca, que foi convidado pela organização da competição, enfrenta o britânico Cameron Norrie, ex-top 10 e cabeça-de-chave número 27.
A vitória de João Fonseca fecha a importante participação dos tenistas brasileiros nas chaves de simples do Masters 1000 de Madri. No masculino, Thiago Wild bateu o russo Roman Safiullin, e Thiago Monteiro eliminou o sérvio Dusan Lajovic.
Wow Joao! 💥
Fonseca rattles through the second set 6-0 to force a decider with Michelsen @MutuaMadridOpen | #MMOPEN pic.twitter.com/TO3YD8e1RB
— ATP Tour (@atptour) April 25, 2024
O Brasil não tinha três tenistas na chave masculina principal de um Masters 1000 desde 2010, em Miami. Na ocasião, Ricardo Mello e Marcos Daniel foram eliminados na primeira rodada, enquanto apenas Thomaz Bellucci avançou.
Agora, com o avanço dos três, o país tem a melhor campanha em um torneio de primeiro nível entre os homens em mais de 15 anos.
Principal tenista do país neste momento, Bia Haddad também segue viva em Madri. A paulista bateu a italiana Sara Errani com facilidade (6/3 e 6/2) e está na terceira rodada. A brasileira encara a norte-americana Emma Navarro.