João Fonseca, tenista brasileiro de 17 anos, pode participar de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Os britânicos Liam Broady, Billy Harris e Jan Choinski desistiram da participação de Wimbledon, e João, que estava na fila de espera para entrar no qualifying do Grand Slam, recebeu a vaga.
Os três haviam recebido o wild card, convite para participar da chave principal do torneio, mas desistiram de Wimbledon. Com isso, a lista do torneio rodou, e a do qualifying também, o que garantiu a participação do brasileiro, atual número 217 do mundo, que precisava de três desistências. O torneio começa nesta segunda-feira (24).
Além de João, os brasileiros Felipe Meligeni (149 no ranking mundial), Gustavo Heide (179º colocado) e Laura Pigossi (109ª) também disputam o qualifying, já Bia Haddad Maia (18ª), Thiago Wild (74º) e Thiago Monteiro (79º) estão na chave principal.
Atual campeão do US Open juvenil, João Fonseca encerrou a última temporada como o melhor tenista juvenil do mundo. No início deste ano, ele abriu mão do tênis universitário nos Estados Unidos e tem se dedicado aos torneios profissionais.
Na última semana, o brasileiro foi convidado para participar da chave principal do torneio ATP 500 de Halle, na Alemanha, e foi eliminado na estreia pelo o britânico James Duckworth (88º) por 2 sets a 0.
João disputou outros dois torneios na grama. Venceu uma partida no Surbiton Challenger, contra Kyle Edmund, que já foi 14º do mundo, e perdeu outra no Nottingham Challenger, contra Billy Harris em jogo que começou na grama, mas precisou ser terminado em quadra por conta das fortes chuvas.