domingo, setembro 29, 2024
InícioPolíticaJoão Campos (PSB) tem 77,3% das intenções de voto no Recife

João Campos (PSB) tem 77,3% das intenções de voto no Recife

A menos de um mês da eleição municipal, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), caminha para se reeleger já no primeiro turno. Ao menos é o que indica levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na manhã deste sábado, 7.

Conforme a pesquisa, o socialista detém 60,9% das intenções de voto no cenário estimulado — que é quando nenhum nome é previamente mencionado aos entrevistados. Na parte estimulada, com a citação dos oito candidatos à prefeitura da capital de Pernambuco, ele tem um desempenho ainda melhor: 77,3%.

Caso confirme-se esse patamar nas urnas, Campos será reeleito no dia 6 de outubro. Isso ocorre pela legislação eleitoral, que valida reeleição no primeiro turno, em localidades com mais de 200 mil eleitores, a quem conquistar 50% e mais um dos votos válidos.

O atual prefeito recifense conta com outros dois indicadores positivos para a sua campanha à reeleição. De acordo com o Paraná Pesquisas, ele tem rejeição entre somente 5,9% dos eleitores do município. Além disso, 88,4% aprovam a administração dele.

Pesquisa estimulada para a Prefeitura do Recife, com João Campos na liderança isolada

Imagem do prefeito João Campos com as duas mãos no microfone
O prefeito do Recife, João Campos; segundo pesquisa, maioria apoia a atual gestão dele | Foto: Divulgação/Flickr/João Campos

Abaixo, os números completos do cenário estimulado das intenções de voto para a Prefeitura do Recife. Os dados são do instituto Paraná Pesquisas.

  • João Campos (PSB) — 77,3%;
  • Gilson Machado (PL) — 5,4%;
  • Daniel Coelho (PSD) — 3,9%;
  • Dani Portela (Psol) — 1,8%;
  • Tecio Teles (Novo) — 0,9%;
  • Simone Fontana (PSTU) — 0,4%;
  • Victor Assis (PCO) — 0,3%; e
  • Ludmila (UP) — 0,1%.

A parcela de nenhum/branco/nulo é de 6,1% — ou seja, numericamente superior a todos os oponentes do prefeito socialista. Já 4% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.

A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Dessa forma, todos os candidatos, com exceção a Campos, estão em condição de empate técnico.

Leia mais:

Para chegar a esses números, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em potencial no Recife. O trabalho de campo ocorreu de 2 a 5 de setembro. De acordo com o instituto, o nível de confiança do levantamento é de 95%.

O protocolo PE-04159/2024 serve como registro de acompanhamento da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui