A Jihad Islâmica, grupo terrorista aliado do Hamas, divulgou nesta sexta-feira, 15, mais um vídeo do refém russo-israelense Alexander (Sasha) Troufanov. Nele, Sasha aparece falando de seu cativeiro em Gaza.
Este é o quarto vídeo de Trupanov desde seu sequestro no Kibutz Nir Oz, em 7 de outubro. Ele acabou de comemorar seu 29º aniversário, o segundo enquanto segue em cativeiro.
Jihad usa vídeos para relatar conflitos
Não está claro quando gravaram o vídeo. Contudo, Troufanov mencionou em conteúdos anteriores desdobramentos recentes do conflito. Na quarta-feira 13, a Jihad Islâmica publicou outro vídeo em que Trupanov aparece barbudo e fala em hebraico sobre a ofensiva militar israelense no Líbano.
Há mais de um ano em cativeiro, o refém “celebrou” dois aniversários em Gaza. Por isso, embora tenha dito estar com 28 anos, o vídeo de quarta-feira foi divulgado dois dias depois que ele completou 29 anos, informou o jornal Times of Israel.
Refém diz que falta comida e água
Trupanov descreveu haver escassez de comida, água, eletricidade e produtos básicos de higiene no enclave, acrescentando que ele desenvolveu uma doença de pele que não tinha antes do sequestro. Disse que quando se interrompe a entrada de ajuda em Gaza, também há reflexos sobre os reféns.
“Quero lembrar aos cidadãos de Israel que toda vez que comerem ou beberem alguma coisa, lembrem-se de nós, os reféns, que não temos a oportunidade de desfrutar de comida ou água”, disse o refém.
Trupanov afirmou ainda que os bombardeios israelenses apenas colocava os reféns em perigo, afirmação que outros reféns apresentaram em vídeos similares. Acrescentou que teme por sua vida “diariamente”.