A vereadora de Londrina (PR) Jéssica Ramos Moreno (PL), conhecida como “Jessicão”, protocolou, nesta quinta-feira, 16, um projeto de lei que proíbe o funk em escolas públicas do município.
A proibição também vale para eventos destinados a crianças e adolescentes, realizados em espaços públicos de Londrina. De acordo com o projeto, considera-se inadequado para menores de idade qualquer conteúdo musical que:
- Incite à violência, à discriminação ou ao preconceito;
- Faça apologia às drogas ou a outros tipos de substâncias ilícitas;
- Contenha linguagem obscena ou pornográfica; e
- Promova a discriminação por motivo de raça, cor, sexo, orientação sexual, religião ou origem nacional.
Jessicão afirma que o projeto visa a “combater a erotização”
A Oeste, Jessicão disse que, no último ano, recebeu denúncias de que havia crianças ouvindo funk em escolas. Por esse motivo, a parlamentar criou o projeto para “combater a erotização e a apologia às drogas”.
A vereadora afirma que a música desempenha um papel essencial na formação de crianças e adolescentes. Conforme Jessicão, isso contribui diretamente para o desenvolvimento da cidadania, dos valores, dos comportamentos e da visão de mundo.
“Por isso, é fundamental assegurar que o ambiente escolar e os eventos direcionados ao público infantojuvenil sejam isentos de conteúdos que possam comprometer o desenvolvimento das crianças”, afirmou a parlamentar.
Livros eróticos em creche
Em dezembro do ano passado, Jessicão usou as redes sociais para informar que encontrou livros de teor erótico em uma creche de Londrina, depois de denúncias recebidas pela sua equipe.
Intitulado A Mamãe Vai Ter um Bebê, o material contém imagens de casais em posições sexuais cobertos parcialmente por um edredom, acompanhadas de palavras que explicam a relação entre homem e mulher.