sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaJatos de plasma mudam de direção rapidamente. E isso pode afetar as...

Jatos de plasma mudam de direção rapidamente. E isso pode afetar as estrelas

Os jatos de plasma lançados no espaço por buraco negros podem mudar de direção ao longo do tempo. Agora uma investigação revelou que essas mudanças podem acontecer relativamente rápido.

Esses jatos de plasma são causados pelo material quente e ionizado que cai em direção ao buraco negro e é direcionado para os polos pelos poderosos campos magnéticos desses objetos supermassivos. Quando isso acontece, o material é retornado para o cosmo na forma dos jatos.

Ilustração de um buraco negro supermassivo no centro galáctico. Crédito: NASA/SOFIA/Lynette Cook

Para quem tem pressa:

  • A direção atual dos jatos de plasma pode ser descoberta a partir da observação das ondas de rádios;
  • Já para onde ele esteve apontando, pode ser descoberto observando cavidades no gás que circunda o buraco negro;
  • Comparando esses dois, é possível ver se houve ou não mudanças.

A direção dos jatos de plasma mudou em apenas alguns milhões de anos

Na pesquisa publicada no Astrophysical Journal, os cientistas investigaram buracos negros no centro de 16 galáxias a partir de dados coletados pelo Observatório de raios-x Chandra da NASA e pela rede Very Long Baseline Array (VLBA) do National Radio Astronomical Observatory. A partir da comparação de dados de ondas de rádio, que indicam para onde os jatos de plasma estão apontando, com cavidades deixadas no gás circundante do buraco negro, que sugerem para onde eles apontavam anteriormente, os astrônomos conseguiram determinar quais feixes de plasma mudaram de direção.

Essas comparações revelaram que cerca de um terço dos jatos de plasma observados mudaram de direção em mais de 45 graus ao longo de um período de 10 milhões a 1 milhão de anos atrás. Considerando que alguns dos buracos negros analisado podem ter cerca de 10 bilhões de anos, essas mudanças aconteceram relativamente rápidas.

Mudar a direção dos feixes do buraco negro gigante em cerca de um milhão de anos é análogo a mudar a direção de um novo navio de guerra em poucos minutos.

Gerrit Schellenberger, astrofísico e coautor da pesquisa, em comunicado

Comparação entre os sinais de rádio para descobrir se o jato de plasma mudou de direção (Crédito: NASA/CXC/Univ. de Bolonha/F. Ubertosi/NSF/NRAO/VLBA/Univ. do Havaí/Pan-STARRS/SAO/N. Wolk)

Leia mais:

Os pesquisadores ainda não sabem o que está causando essas mudanças na direção no qual os jatos de plasma são liberados para o cosmos. Embora existam algumas possibilidades, é preciso mais estudos para que elas sejam confirmadas.

A investigação dos jatos de plasma tem um papel importante na compreensão da formação estelar. Isso porque se acredita que eles inibem que o gás interestelar se aglomere e forme estrelas. Assim, suas mudanças podem estar desempenhando alterações nas regiões circundantes dos buracos negros.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui