sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaJatos capturados por James Webb parecem uma pintura

Jatos capturados por James Webb parecem uma pintura

O Telescópio Espacial James Webb, divulgou no último dia 28 uma imagem impressionante. A foto mostra uma faixa colorida que é, na verdade, um sistema protoestelar emitindo jatos, chamado de HH 797.

  • HH significa Herbig-Haro, estruturas nebulosas formadas a partir da emissão de jatos de estrelas jovens e pequenas;
  • O brilho da HH 797 é devido ao choque criando pela turbulenta interação entre a Complexo de Nuvens Negras de Perseus e o sistema, que está bombardeando o outro;
  • Observações terrestres anteriores já observara o desvio para o infravermelho desses jatos, o que permitiu compreender o movimento deles;
  • Assim, foi possível definir que a parte esquerda, mais longa, está vindo em nossa direção, enquanto a parte direita está indo para longe.

Movimentação dos jatos

A direção em que o jato está se movimentando foi calculada a partir da velocidade com que ele altera a luz emitida. O que acontece é conhecido como Efeito Doppler, quando existe um afastamento e uma aproximação entre uma fonte de ondas e o observador. Nesse caso, o jato que se aproxima fica mais azulado, enquanto o que está se afastando assume tons mais vermelhos.

No entanto, os pesquisadores perceberam desvios para o azul e vermelho diferentes em cada um dos jatos. A parte inferior do jato da direita parece ser ligeiramente deslocada para o vermelho quando comparada à superior. No início, pensava-se que se tratava de um jato girando, mas depois descobriu-se que a HH 797 eram duas protoestrelas ao invés de uma.

Foto completa captura pelo James Webb (Crédito: ESA/Webb, NASA e CSA, T. Ray (Instituto de Estudos Avançados de Dublin))

Não se sabe bem o que leva a formação desses jatos, mas os cientistas acreditam que eles são causados a partir da interação do forte campo magnético da protoestrela e materiais próximos a ela. Enquanto esse material vai acumulando, parte dele é ejetado para fora do seu eixo de rotação em dois jatos finos, que ao se acumularem formam a estrutura observada na foto do James Webb.

Além da HH 797, a captura de JWST também mostra outra protoestrela, na parte superior da imagem, mas com um estilo de fluxo completamente diferente.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui