O jato executivo Falcon 6X foi apresentado no Brasil, nesta terça-feira, 6, pela primeira vez. O modelo widebody (avião de fuselagem larga), da montadora francesa Dassault Falcon, custa R$ 300 milhões.
A aeronave está no Aeroporto de Congonhas para a 19ª edição da Labace 2024. Trata-se de um evento que reúne os principais compradores e membros da aviação executiva na América Latina. O evento termina nesta quinta-feira, 8.
O jatinho possui autonomia de 10 mil km e pode fazer uma viagem de São Paulo a Paris em pouco mais de dez horas. A distância entre as capitais é de 9 mil km.
A cabine da aeronave tem 12 metros de comprimento, dois metros de altura e comporta 16 passageiros, que podem viajar no mais alto luxo da aviação executiva.
Dentre as tecnologias do Falcon 6X, destaca-se a constante troca de ar na cabine por meio de filtros de grau hospitalar. Esse processo ajuda na proteção contra agentes patogênicos que circulam no ar.
Além disso, o jato tem uma proteção acústica interna abaixo de 50 decibéis (db). Para efeito de comparação, o barulho de uma chuva moderada é de 50 db.
Empresa francesa de aviação executiva abriu um centro de serviços no Brasil
A presença da companhia francesa no Brasil vai muito além do que a exposição de suas aeronaves. A Falcon Jet, afiliada da Dassault Falcon, inaugurou um centro de serviços no novo Aeroporto Executivo Catarina de São Paulo para dar suporte aos clientes latino-americanos.
O espaço conta com 3,6 mil m² de espaço de piso e escritório. Cerca de cinco Falcons poderão ser taxeados, simultaneamente, no aeroporto.
O centro recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do Brasil, da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos e da Agência Europeia para a Segurança de Aviação (EASA).
A instalação está autorizada a dar manutenção e inspecionar calendário e horas de voo para os seguintes modelos:
- Falcon 50;
- Falcon 900;
- Falcon série 200;
- Falcon 7x; e
- Falcon 8x.