Tudo sobre Inteligência Artificial
Os dragões são criaturas fascinantes da mitologia. Presentes, principalmente, em contos chineses e europeus, esses dinossauros com asas ficaram conhecidos na literatura por soltarem fogo pelas ventas.
Leia mais
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
No mundo real… Bem, no mundo real os cientistas pensaram em inverter um pouco as coisas. Ao invés de fogo, o robô-dragão da Universidade de Tohoku, no Japão, solta água e ajuda a combater incêndios.
O projeto é de autoria do laboratório do professor Satoshi Tadokoro, que desenvolve um trabalho com robôs voadores desde 2016.
Os pesquisadores tiveram uma série de conversas com o Corpo de Bombeiros do país, para entender melhor suas necessidades.
Para aumentar a segurança, os profissionais pediram uma máquina capaz de se aproximar do foco do incêndio e que pudesse ser controlada de longe, preservando a vida dos homens e mulheres da corporação.
O resultado você confere no vídeo a seguir, que mostra o dragão em ação:
Ok, o visual não é bem aquele que imaginamos, mas o robô parece funcional!
Como funciona essa máquina?
- A mangueira de incêndio do “Dragão-bombeiro” voa impulsionada por um sistema de jatos d’água, que jorram por toda sua extensão.
- Ao todo, são 8 jatos controláveis.
- A mangueira pode mudar de forma e ser facilmente direcionada para as chamas, sendo ligada a um carrinho com rodas.
- Esse veículo, por sua vez, é conectado a um caminhão dos bombeiros com reservatório de água de 14 mil litros.
- A ponta da mangueira solta água a uma taxa de 6,6 litros por segundo com pressão de até um megapascal.
- O robô conta ainda com uma câmera termográfica, que auxilia na localização do incêndio.
O robô já está pronto para ser usado?
Não, ainda não – e quem responde é um dos responsáveis pelo estudo, o professor assistente na Universidade de Osaka Yuichi Ambe.
“Estimamos que levará aproximadamente mais 10 anos para implantar nosso robô em cenários reais de combate a incêndios. O principal desafio será estender seu alcance para além dos 10 metros de distância.”
O projeto deste novo robô bombeiro, batizado de “Dragon Firefighter”, foi publicado na Frontiers in Robotics and AI.
E, importante!, como foi publicado como Open Science, cientistas de todo o mundo podem usar livremente os planos para construir os seus próprios “dragões”.
Mais informações no site TechXplore.