terça-feira, setembro 24, 2024
InícioCiência e tecnologiaJapão em alerta para tsunami após terremoto

Japão em alerta para tsunami após terremoto

Um terremoto registrado no Oceano Pacífico gerou um alerta de tsunami no Japão no início de terça-feira (24), conforme o horário local. Até o momento, poucas informações foram divulgadas.

Por ora, o alerta vale apenas para duas ilhas: Ogasawara e Izu.

O que sabemos sobre o terremoto no Japão

O epicentro do tremor de magnitude 5,9 aconteceu a cerca de 600 km ao sul da capital Tóquio e a uma profundidade de 10 km, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Vale recordar que no início de 2024 um forte terremoto de magnitude 7,6 também atingiu a costa oeste do Japão, gerando alerta de tsunami, centenas de mortes e devastação.

O Japão está logo acima do encontro de quatro grandes placas tectônicas, por isso a grande ocorrência de terremotos. (Imagem: Fly_and_Dive/Shutterstock)

Risco de ‘megaterremoto’

Em agosto, o risco de um “megaterremoto”, seguido de tsunami, também colocou o Japão em alerta. O aviso emitido pela Agência Meteorológica Japonesa veio após terremotos atingirem a ilha de Kyushu no dia 8 de agosto, uma quinta-feira.

O alerta apontava para risco de um “megaterremoto” ao longo da Trincheira de Nankai, na costa do Pacífico — especificamente, na “zona de subducção” entre duas placas tectônicas, onde outros terremotos massivos ocorreram no passado.

terremoto
A trincheira submarina de 800 quilômetros, que vai de Shizuoka, a oeste de Tóquio, até a ponta sul de Kyushu, foi local de terremotos destrutivos de magnitude oito ou nove a cada 100 a 200 anos. (Imagem: MuhsinRina/Shutterstock)

Na ocasião, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou dois terremotos: um de magnitude 6,9 e outro de 7,1, na costa da ilha de Kyushu, no sul do Japão. O primeiro abalo sísmico ocorreu a uma profundidade de 33 quilômetros, enquanto o segundo foi de 25 quilômetros. Felizmente os terremotos não deixaram feridos nem rastros de destruição.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui