sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaJanja, sobre demissões de ministras no governo Lula: 'Faz parte'

Janja, sobre demissões de ministras no governo Lula: ‘Faz parte’

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, comentou as demissões de mulheres no alto escalão do governo petista promovidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme a socióloga, a saída das então ministras Daniela Carneiro (Turismo) e Ana Moser (Esporte) “faz parte”.

“Tivemos duas perdas [de mulheres] no governo”, disse a primeira-dama em entrevista ao jornal O Globo publicada neste domingo, 5. “Faz parte [a entrevista foi realizada na véspera da terceira perda, a demissão de Rita Serrano da presidência da Caixa].”

Como mostrou a Edição 189 da Revista Oeste, nos últimos meses, Lula demitiu três mulheres do governo para abrigar partidos do centrão e melhorar a relação com o Congresso Nacional. A última — até o momento — foi Rita Serrano, que comandava a Caixa Econômica Federal. No lugar das três, o presidente colocou homens.

Depois de comentar as demissões, Janja disse que é “necessário discutir a participação feminina no Congresso” e que a cota de 30% de gênero nas candidaturas “não está adiantando”.

+ Janja: “Não fico atrás do presidente; sempre fico ao lado”

“O Brasil está em penúltimo lugar na América Latina e no Caribe em número de mulheres no Parlamento”, destacou. “Isso é vergonhoso. Precisamos ter 50% de cadeiras. A cota de 30% [de candidaturas] não está adiantando. As agressões que as mulheres sofrem, nas redes sociais e pessoalmente, têm feito muitas desistirem de seguir na política.”

Segundo a socióloga, durante a transição do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro a Lula, ela conversava a sós com o petista sobre mais mulheres nos ministérios e que, às vezes, aconteciam “discussões fortes”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Na transição, falamos de mais mulheres nos ministérios”, declarou Janja. “Isso de alguma forma foi atendido. Passamos [ela e o presidente] os fins de semana a sós e conversamos muito. Às vezes, a gente tem umas discussões um pouco mais assim… fortes.”

Janja ao lado de Lula

compras de lula - lula e janjacompras de lula - lula e janja
Janja e Lula fazem selfie de iPhone | Foto: Reprodução/Instagram/Janja Lula

Ainda em entrevista ao Globo, a primeira-dama disse não se incomodar com as críticas que recebe por não ter sido eleita e, apesar disso, “se meter na política”. De acordo com a socióloga, quem pensa assim “não enxerga o mundo” atual. Janja afirmou ainda que vai continuar “ao lado” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Vou continuar ao lado do presidente, porque acho que é esse o papel que tenho que desempenhar”, destacou a primeira-dama em entrevista ao jornal O Globo publicada neste domingo, 5. “Não é uma questão de ser eleita ou não. Existem ministros que concorreram e ganharam a eleição ao Senado ou à Câmara, mas a maioria não foi eleita e está lá.”

“Um governo misógino”, reportagem publicada na Edição 189 da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui