O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu questiona, em entrevista à CNN, o motivo das críticas da atuação da primeira-dama Janja da Silva como conselheira influente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A primeira-dama, ela defende uma pauta das mulheres, antirracista, anti-homofobia, do meio ambiente, social. Por que o presidente pode ter amigos que são conselheiros dele influentes, como vocês mesmos reconhecem, e ela não pode ser uma conselheira influente do presidente? É machismo? É preconceito? Eu não vejo nenhum problema nisso”, diz Dirceu.
Na opinião do ex-ministro, quem deve decidir sobre isso é o próprio Lula, “que é o senhor dessas questões”.
Ainda foi lembrada por Dirceu a atuação da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, então esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que esteve no Poder Executivo entre 1995 e 2003.
“Quer dizer que o presidente da República, a dona Ruth não tinha influência no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso? Ela comandou a solidariedade, vamos lembrar isso. O principal programa social que o Brasil teve antes dos programas sociais nossos, que foi o Solidariedade, nós tínhamos críticas, como muitos tem críticas aos nossos programas, dona Ruth tinha um papel fundamental”, afirmou.
*Publicado por Douglas Porto
Compartilhe: