quarta-feira, abril 16, 2025
InícioDestaqueJanja divulga agenda desta segunda após críticas sobre sigilo

Janja divulga agenda desta segunda após críticas sobre sigilo

A primeira-dama Rosângela da Silva, também conhecida como Janja, divulgou sua agenda para esta segunda-feira, 3, em suas redes sociais. A ação ocorreu depois de críticas sobre a falta de transparência em seus compromissos no Palácio do Planalto.

Desde o ano passado, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem negado pedidos de acesso a informações públicas. O jornal O Globo e a ONG Fiquem Sabendo foram os autores das solicitações negadas.

Em dezembro, o veículo solicitou à Presidência da República que divulgasse detalhes sobre a agenda de Janja. O pedido incluía descrições de eventos e atas de reuniões com sua participação, mas a Casa Civil alegou sigilo para recusar a solicitação. Confira abaixo a agenda de Janja desta segunda-feira, 3.

Agenda de Janja, compartilhada no Instagram
Agenda de Janja, compartilhada no Instagram | Foto: Reprodução/Instagram

Apesar de críticas anteriores, o governo Lula manteve a prática de impor sigilo de cem anos a certos dados. Ao todo, 3.210 pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) foram negados, sob a justificativa de serem dados pessoais, entre 1º de janeiro de 2023 e 20 de dezembro de 2024.

Negativas de Janja, de Lula e do governo anterior

PT de Lula perde prefeituras de 7 Estados; PL, de Bolsonaro, em 3
No mesmo período, o governo de Jair Bolsonaro aplicou a mesma prática 2.959 vezes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Esse número representa um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período do governo anterior, de Jair Bolsonaro, quando a aplicação da mesma prática ocorreu 2.959 vezes. Apesar disso, a proporção de negativas caiu de 18,08% para 16,5% no governo atual.

Entre os documentos sob sigilo do governo, está a lista de visitantes da primeira-dama Janja. O Planalto argumenta que, por não ocupar cargo público, ela não está sujeita à Lei Acesso à Informação. No entanto, alguns especialistas discordam desse ponto de vista, em razão de atribuições públicas da mulher de Lula.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui