A Arena Mané Garrincha, em Brasília, ficou tomada com as três cores do São Paulo, na noite desta quarta-feira (28), para ver a equipe encerrar o jejum de vitórias.
Após quatro jogos, o Tricolor voltou a triunfar no Campeonato Paulista ao bater a Inter de Limeira por 3 a 0, em jogo atrasado da quinta rodada da competição.
Com os gols de Ferreira, Luciano e James Rodríguez, que estreou na temporada jogando bem ao sair do banco de reservas, o Tricolor reassumiu a liderança do grupo D e chega mais leve para o clássico com o Palmeiras, neste domingo (3).
Ironicamente, o resultado também salvou o Corinthians de uma eliminação precoce no Estadual. A equipe alvinegra, contudo, precisa de uma combinação de resultados para avançar.
A vitória sobre a Inter de Limeira deixou o Tricolor com os mesmos 18 pontos do Novorizontino, porém a equipe do técnico Thiago Carpini leva a melhor no saldo de gols (7 x 4) para ficar com a liderança da chave D.
Já a Inter segue viva na disputa por uma vaga nas quartas de final. A equipe está na segunda posição do grupo C, com 14 pontos e leva a melhor em cima do Mirassol, terceiro colocado, pelo número de vitórias (4 x 3).
O São Paulo volta a campo para encarar o líder geral da competição Palmeiras às 20h (de Brasília), deste domingo (3), no MorumBis. É o primeiro jogo depois da conquista tricolor em cima do rival na Supercopa Rei.
A Inter de Limeira recebe o Ituano, às 20h deste sábado (2), no Major Levy Sobrinho.
Os dois jogos são válidos pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Paulistão.
O São Paulo voltou a ter Lucas e Wellington Rato como titulares, mas nem tudo estava no lugar que costumava estar.
O técnico Thiago Carpini também optou por manter Ferreira na equipe, e essa decisão forçou Lucas a jogar centralizado na criação.
Com esse desenho, o São Paulo ficou com a bola na etapa inicial. Até pareceu que iria se impor diante da Inter de Limeira, mas era só um ensaio.
Sem aproximação entre os homens de ataque, a equipe tricolor se limitou a chutes de longe. Foi assim com Pablo Maia e o próprio Lucas, que se esforçou demais e fez um papel que não é o seu naturalmente com qualidade.
A equipe do interior paulista, por sua vez, dava o campo para o São Paulo, mas estava pronta para dar o bote no contra-ataque.
Assim, criou duas oportunidades com o centroavante Quirino. Chances que foram mais claras do que as criadas pelo time de Carpini até então.
Aos 41 minutos, quando parecia que não havia alternativas, Wellington Rato recebeu de presente uma saída de bola errada do rival.
E o que ele fez? Sozinho, chutou rapidamente com a perna direita e, na precipitação, a bola foi para fora.
Carpini, então, decidiu inverter a posição dos pontas, forçando uma movimentação que não havia no ataque. Acabou premiado.
Na primeira jogada trabalhada, Ferreira, pela direita, tocou para Lucas, que devolveu.
O atacante teve a tranquilidade que ainda não havia encontrado. Ajeitou a bola, enganando a marcação, e colocou para dentro já aos 47 minutos, no primeiro gol dele pelo Tricolor.
QUE GOLAÇO, TRICOLOR!
Passe na medida de Lucas para Ferreira, que bagunçou a marcação e anotou o primeiro com a camisa do São Paulo!#GolNovibet #publi pic.twitter.com/7MtM8Sf99c— Paulistão (@Paulistao) February 29, 2024
Na volta do intervalo, Carpini manteve a escalação e a configuração inicial do ataque. Ferreira voltou à ponta esquerda e infernizou a defesa rival.
Em cinco minutos, criou uma chance finalizada de calcanhar por Calleri e defendida pelo goleiro Max. Depois, ele arriscou um chute de esquerda, que também parou no goleiro.
Quando o ritmo do ataque são-paulino caiu, James Rodríguez foi acionado em campo junto com Michel Araújo nas vagas de Lucas e Ferreira, até então, os melhores da partida.
No primeiro jogo na temporada do colombiano, ele tentou assumir o papel cerebral do setor ofensivo. Movimentou-se e tentou acelerar as jogadas com poucos toques.
Com esse estilo de jogo, James tabelou com Luciano. O atacante ajeitou e largou um chute da entrada da área para ampliar o placar para 2 a 0, aos 40.
É LUCIANO!
O camisa 10 arriscou da entrada da área e mandou a bola pro fundo do gol!#GolNovibet #publi pic.twitter.com/PAVhXhMEEU— Paulistão (@Paulistao) February 29, 2024
Pouco depois, James tabelou na ponta direita e chutou colocado. A bola passou perto da meta.
Aos 44, o quase virou gol. Depois de uma linda jogada individual de Luciano, James aproveitou o rebote e mandou de cabeça para o gol. Foi o terceiro gol do São Paulo. Um 3 a 0 que põe fim à desconfiança sobre o time.
PRA FECHAR A CONTA!
Luciano fez grande jogada, mas parou no goleiro da Inter. No rebote, James Rodríguez apareceu para marcar o terceiro do São Paulo!#GolNovibet #publi pic.twitter.com/bAdOy7I7Km— Paulistão (@Paulistao) February 29, 2024
Inter de Limeira: Max; Felipe Albuquerque (JP Galvão), Diego Jussani, Maurício e César; Émerson, Lucas Buchecha (Kauê) e Gustavo Bochecha; Éverton Brito (Albano), Quirino (Rafael Silva) e Andrew (Gabriel). Técnico: Júnior Rocha.
São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Ferraresi (Diego Costa) e Welington (Patryck); Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato (Luciano), Lucas (James) e Ferreira (Michel Araújo); Calleri. Técnico: Thiago Carpini.
Gols: Ferreira (47min1ºT), Luciano (40min2ºT) e James (44min2ºT), do São Paulo.
Cartões amarelos: Diego Jussani, JP Galvão (Inter de Limeira); Alisson, Calleri (São Paulo).
Motivo: quinta rodada do Campeonato Paulista.
Data e horário: 28 de fevereiro de 2024, às 21h35 (de Brasília).
Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos.
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho.
Árbitro de vídeo: Gustavo Rodrigues de Oliveira.