domingo, janeiro 19, 2025
InícioDestaqueJair Bolsonaro vira tema da imprensa internacional

Jair Bolsonaro vira tema da imprensa internacional

A ausência do Jair Bolsonaro na posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, gerou repercussão na mídia internacional. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não devolver o passaporte do ex-presidente, o que impede sua viagem.

A decisão foi amplamente noticiada pela mídia internacional. Os jornais afirmaram que Bolsonaro não ocupa atualmente uma posição que justifique sua presença no evento.

Veículos como o The New York Times destacaram os desafios legais enfrentados por Bolsonaro e sua visão sobre os EUA e Trump. A publicação afirmou que ele busca no país uma solução para suas dificuldades no Brasil.

“O ex-presidente brasileiro, pressionado por investigações criminais, olha para os EUA para mudar a política de sua nação — e talvez mantê-lo um homem livre”, escreveu o jornal.

O The Washington Post abordou os conflitos entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes, ao mencionar as críticas do ex-presidente ao ministro, a quem considera um inimigo pessoal.

The Washington Post destaca não ida de Bolsonaro à posse de Trump
The Washington Post destaca não ida de Bolsonaro à posse de Trump | Foto: Reprodução/TWP

“O juiz Alexandre de Moraes, que Bolsonaro chama frequentemente de seu inimigo pessoal, disse na decisão que o político de extrema-direita atualmente não ocupa nenhuma posição que lhe permitiria representar o Brasil no evento […]”, escreveu o Washington Post.

Jair Bolsonaro se manifestou no Twitter/X

Jair Bolsonaro se pronunciou no Twitter/X e acusou o sistema judicial brasileiro de perseguição política. Em sua publicação, ele comparou sua situação aos processos enfrentados por Trump. “Trump superou o ativismo judicial”, escreveu. “Eu também o superarei.”

O site da emissora Al Jazeera, do Catar, descreveu o confisco do passaporte de Bolsonaro como parte das investigações em andamento e chamou o ex-presidente pelo apelido de “Trump dos Trópicos”. A emissora afirmou que, apesar das negativas do brasileiro, a polícia considera sua fuga um risco real.

Segundo o The Guardian, do Reino Unidos, a apreensão do passaporte ocorreu em fevereiro, durante um inquérito sobre uma suposta conspiração para desestabilizar a democracia brasileira. O jornal lembrou que Bolsonaro é uma das quase 40 pessoas acusadas de conspirar para impedir que seu “sucessor de esquerda assumisse o poder por meio de um golpe de direita”.

O espanhol El País mencionou que a vitória de Trump foi recebida com euforia pelos apoiadores de Bolsonaro, mas ressaltou que o ex-presidente enfrenta crescentes problemas legais. O jornal lembrou que Michele estará em Washington, para representar o ex-presidente na cerimônia de posse, conforme ele disse em entrevista a Oeste.

Por fim, a France24 noticiou que a decisão de manter o passaporte retido está fundamentada no “temor de que Bolsonaro ainda represente um risco de fuga”, quase um ano depois da apreensão do documento.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui