O tipo mais comum de bateria para carros elétricos são as de íons de lítio, mas a JAC Motors quer mudar isso. A montadora chinesa anunciou que lançará um veículo produzido em massa com baterias de íon de sódio já em janeiro de 2024. O JAC Yiwei EV, como o modelo foi chamado, inaugura a tecnologia na nova marca da empresa, a Yiwei.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Yiwei, nova marca de elétricos da JAC Motors
A JAC Motors revelou a Yiwei em maio deste ano, dizendo que abandonaria o rótulo Sehol, outra marca de automóveis da chinesa. Assim, todos os carros do grupo passam a ser da JAC ou da Yiwei.
A marca teve sua estreia com o Yiwei 3, que, inclusive, competirá com o BYD Dolphin no Brasil.
O novo rótulo ainda tem participação da Volkswagen, que detém 75% de controle na gestão da JAC Motors. Um outro grupo da empresa, a Anhui Jianghuai Automobile Group Holdings (JAG), têm 50% de participação da alemã. A outra metade é do governo chinês.
Como será o carro elétrico com bateria de sódio
- O JAC Yiwei EV terá baterias de íons de sódio;
- De acordo com o Engadget, apesar de ter uma densidade mais baixa do que as baterias de íons de lítio, ela tem um custo mais baixo, um fornecimento mais amplo e um desempenho melhor nas temperaturas frias. A esperança é que esses fatores acelerem a adoção dos elétricos em massa;
- O portal indicou ainda que o modelo parece apenas uma versão renomeada do hatch Sehol E10X, da marca anterior da JAC, anunciado em 2023;
- O site CarChinaNews descreveu o E10X com um alcance de 252 km e capacidade de 25 kWh, com um carregamento usando uma célula HiNa NaCR32140, a mesma bateria de sódio do Yiwei.