quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaJá conhece as extensões do Gemini? Veja como deixar o chatbot do...

Já conhece as extensões do Gemini? Veja como deixar o chatbot do Google mais esperto que o ChatGPT

O chatbot Gemini é uma invenção do Google alimentada por inteligência artificial, a qual recebe e executa comandos por meio de um chat. Após o lançamento de um dos maiores chatbots do mundo, o ChatGPT, muitas empresas tentaram desenvolver algo semelhante. Nesse sentido, o Google criou a sua versão de chatbot e inseriu diferentes tipos de extensões para deixar a IA ainda mais inteligente.

As extensões são softwares que adicionam funcionalidades extras a outro programa pré-existente. No caso do Gemini, além da IA realizar buscas na web para responder as suas dúvidas e executar comandos, o serviço mescla os recursos de outros sites (YouTube, Google Flights, WorkSpace, etc.) com o chat. A seguir, veja como deixar o Gemini mais inteligente que o ChatGPT.

O que são as extensões do chatbot Gemini?

As extensões nada mais são do que softwares, desenvolvidos para adicionar mais funcionalidades a outros programas quando instalados. Um bom exemplo são os Adblocks: como os navegadores não costumam ter um recurso autônomo para bloquear anúncios, quem instala Adblocks no browser adiciona a ele a função de rejeitar qualquer publicidade.

imagem mostra as extensões/aplicativos do gemini dentro do chatbot
Extensões do Gemini (Reprodução: Google)

No caso do Gemini, as extensões disponibilizadas pelo Google permitem que a inteligência artificial do chatbot ofereça um nível maior de interatividade com o usuário, a fim de fornecer respostas ainda mais personalizadas.

Como exemplo, é possível citar um usuário que recebe muitos e-mails: você pode pedir ao Gemini para resumir todos os e-mails recebidos em seu correio eletrônico, separar as mensagens por tema e solicitar que cada resumo esteja ligado ao endereço eletrônico de quem enviou as mensagens. Isso é possível porque, se a conta Gmail do seu perfil no Gemini for a mesma onde recebeu as mensagens que deseja resumir, a IA acessa os dados e fornece o resumo.

Da mesma forma como esse comando funciona no Gmail, você pode conectar a IA do Gemini a outros sites que pertencem ao Google, como Workspace, YouTube, YouTube Music, etc.

Veja como deixar o Gemini mais inteligente que o ChatGPT

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se estas extensões já estão ativadas. Para isso, acesse o Gemini e vá em Configurações > Extensões. Role a tela para baixo e veja quais estão ativadas: você pode habilitá-las ou desabilitá-las sempre que quiser. Por fim, certifique-se que os seus arquivos estão conectados a mesma conta Gmail que foi utilizada para acessar o Gemini.

chatgpt
Imagem: Tada Images/Shutterstock

Agora, basta utilizar a sua criatividade para explorar as extensões e fazer com que o Gemini traga conteúdos mais inteligentes, precisos e personalizados que o ChatGPT. Confira possíveis usos de cada uma:

  • Workspace: para quem possui inúmeros arquivos no Drive, por exemplo, pode pedir que a IA informe o local exato onde um documento está, o que está escrito nele, solicitar um resumo ou melhorias, etc. Também é possível solicitar resumo de e-mails ou fazer perguntas diretas, como “O que uma pessoa X falou no e-mail que recebi ontem às 23h? Faça um resumo”;
  • Google Flights: o site Google Flights é acessado constantemente por muitas pessoas ao redor do mundo para encontrar as melhores reservas de hotel e passagens aéreas disponíveis. No chat do Gemini, você pode fazer tudo de uma vez em um único lugar e ainda utilizar comandos mais específicos, como “Encontre um voo de São Paulo para Cidade do Cabo em 23 de outubro no final da tarde, que tenha apenas 1 parada, não seja no final de semana e custe menos de 8 mil reais. Adicione reservas em um hotel 3 estrelas no centro da cidade e com quarto climatizado”;
  • Google Maps: com esta extensão, você pode economizar muito tempo de pesquisa na web. É possível oferecer desde comandos mais simples até os mais complexos, como “Indique o restaurante de kimchi mais bem avaliado e barato de Seul e uma seleção de hotéis que fiquem a uma caminhada de distância”;
  • YouTube: pode ser muito difícil achar vídeos no YouTube quando você não lembra o nome do canal que o postou nem o nome da pessoa que apresenta o conteúdo, mas com essa extensão, a pesquisa se torna mais interativa, visto que você pode fornecer detalhes sobre o que o vídeo trata para aprimorar a busca.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui