quarta-feira, fevereiro 12, 2025
InícioCiência e tecnologiaJ.D. Vance faz alerta à Europa sobre regulação da IA

J.D. Vance faz alerta à Europa sobre regulação da IA

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, pediu, nesta terça-feira, 11, que países europeus peguem mais leve e adotem uma postura otimista em relação à inteligência artificial (IA). Ele clamou pela redução da pressão regulatória.

“Queremos embarcar na revolução da IA com espírito de abertura e colaboração” disse Vance, no Artificial Intelligence Action Summit, em Paris, na França. “Mas, para criar esse tipo de confiança, precisamos de regimes regulatórios internacionais que incentivem a inovação.”

Em sua primeira viagem oficial ao exterior como vice-presidente dos EUA, Vance criticou as tentativas da Europa de conter as gigantes da tecnologia e defendeu regulações que não “estrangulem” a indústria. “Restringir seu desenvolvimento agora beneficiaria injustamente os pioneiros do setor e paralisaria uma das tecnologias mais promissoras de nossa geração.”

Legislação europeia é rígida

O vice-presidente norte-americano criticou o Digital Markets Act (DMA) e o Digital Services Act (DGA), afirmando que essas leis criam barreiras desnecessárias para as empresas dos EUA. A presidente da Comissão da Europeia, Ursula von der Leyen, estava presente.

Tanto a DGA quanto a DMA, que entraram em vigor em 2022 na União Europeia, estabelecem uma série de regras para o uso e proteção de dados dos usuários de empresas de tecnologia. Além disso, criaram medidas para impedir a “desinformação” e conteúdos ilegais. O objetivo seria o de tornar a internet mais “segura”.

A chefe de tecnologia da UE, Henna Virkkunen, afirmou que as leis do bloco são “justas” e se aplicam a todos igualmente. Contudo, disse estar disposta a discutir a questão e buscar uma regulamentação mais favorável à inovação.

Vance acusa a China de usar IA para censura

Vance também acusou a China de usar a IA para censura e manipulação.

“Do CCTV aos equipamentos de 5G, todos conhecemos a tecnologia barata que foi fortemente subsidiada e exportada por regimes autoritários”, disse o vice-presidente norte-americano. “Se um negócio parece bom demais para ser verdade, lembre-se: se você não está pagando pelo produto, você é o produto.”

A rivalidade EUA-China na IA se intensificou depois que o presidente Donald Trump anunciou um plano de US$ 500 bilhões para o setor nos EUA.

Já a startup chinesa DeepSeek lançou um chatbot avançado a custo menor. Chatbot é um aplicativo de software ou interface web projetado para conversas textuais ou faladas.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui