As características do outono se confirmaram nos últimos dias. As tardes ficaram mais quentes, enquanto as noites apresentaram quedas acentuadas nas temperaturas. Durante a madrugada e no amanhecer, o frio se intensificou, principalmente em áreas de maior altitude. No Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, os termômetros marcaram -6,8°C, o menor valor registrado em 2025 até agora.
O dado foi registrado às 6h30 desta terça-feira, 20, na estação Campo Belo. Apesar do monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse ponto de medição não faz parte da rede oficial. Por esse motivo, a marca não aparece nos dados oficiais como a menor temperatura do país.
Caso fosse considerada, a medição superaria com folga os 5,9°C anotados em Nova Friburgo no mesmo dia. Esse é o menor valor reconhecido oficialmente no Estado do Rio de Janeiro neste ano. No cenário nacional, o recorde permanece com os -3,2°C registrados no dia 29 de abril, em Caminhos da Neve, na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina.
O frio perdeu força no Parque Nacional do Itatiaia nesta quarta-feira
Já nesta quarta-feira, 21, o frio perdeu um pouco da força no Parque Nacional do Itatiaia. Às 6h48, os termômetros marcaram -2,9°C, segundo o perfil oficial do parque no Instagram. Apesar disso, os registros do Inmet indicaram que o frio seguiu intenso no Estado. A estação de Salinas, em Nova Friburgo, marcou 3,5°C, a menor temperatura oficial do país naquele momento. Logo depois, Bagé e Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, empataram com 4,1°C cada.
O avanço de uma frente fria promete intensificar ainda mais as quedas nas temperaturas no Estado do Rio de Janeiro. A previsão indica que o fenômeno começa a atuar já na noite de quinta-feira. Além de reduzir as mínimas, a frente fria também deve deixar as temperaturas máximas mais baixas. Em Nova Friburgo, por exemplo, a máxima prevista para quinta-feira chega a 25°C, mas na sexta-feira deve cair para 18°C, segundo dados do Inmet.