quarta-feira, novembro 27, 2024
InícioInternacionalItamaraty tem lista com 86 brasileiros e familiares para deixar Gaza

Itamaraty tem lista com 86 brasileiros e familiares para deixar Gaza

O Ministério das Relações Exteriores atualizou nesta segunda-feira, 20, a segunda lista de repatriação da Faixa de Gaza. A relação passou a ter 86 nomes. A nova lista está sendo encaminhada para os governos do Egito e de Israel. Inicialmente, eram 55 pessoas.

Todos os nomes registrados foram checados pelo governo brasileiro. As embaixadas de representação do Brasil na região já estão sendo comunicadas para acionar os governos egípcio e israelense para que o grupo seja autorizado a cruzar a passagem de Rafah, no sul Faixa de Gaza.

Para fechar a nova lista, o governo ampliou o critério na comparação à relação anterior, que teve 32 pessoas repatriadas na semana passada. Agora, avós e irmãos mais velhos foram incluídos.

Nova lista

Na primeira lista entraram apenas pais, filhos e cônjuges, além de brasileiros e cidadãos com dupla nacionalidade. Dessa forma, a maioria dos nomes é formada por palestinos.

Os critérios da segunda lista foram acertados entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Agora, será necessário que Israel e Egito aceitem os mesmos parâmetros para a retirada de brasileiros e parentes de Gaza.

aviao FAB repatriados Gazaaviao FAB repatriados Gaza
Nova relação precisa ser encaminhada pelos governos do Egito e Israel para deixar a Faixa de Gaza | Foto: Rute Moraes/Revista Oeste

Nesta segunda-feira, 20, Lula liberou um crédito extraordinário de R$ 50 milhões ao Ministério da Defesa na forma de medida provisória.

A iniciativa determina que o valor deve ser usado pelo “Comando da Aeronáutica em transporte aéreo logístico de pessoas, animais domésticos e materiais e apoio humanitário na região de conflito no Oriente Médio”.

Além dos 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza na semana passada, desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o governo federal repatriou 1.445 brasileiros e familiares.

Foram oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Também foram trazidos 53 animais de estimação.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui