O perfil da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) postou nas redes sociais nesta quarta-feira (27) uma foto da última lua cheia do ano vista do espaço.
A chamada “lua fria” de dezembro recebe esse nome devido ao inverno no hemisfério norte.
Segundo o post da ISS, a foto foi tirada enquanto a Estação Espacial Internacional orbitava quase 270 milhas (cerca de 434 km) acima do Oceano Pacífico.
The final full moon of the year. 🌕
December’s “Cold Moon” sits just beyond the blue glow of Earth’s horizon as the International Space Station orbited nearly 270 miles above the Pacific Ocean.
More of the Moon from space… pic.twitter.com/j7ZDUZ8pDX
— International Space Station (@Space_Station) December 27, 2023
Como funciona o ciclo lunar?
O ciclo lunar é o período de passagem da Lua para completar uma série de fases, que incluem desde a Lua Nova até chegar nela novamente.
Esse ciclo é conhecido como mês lunar ou mês sinódico, e tem uma duração média de aproximadamente 29,5 dias.
Como é cada fase da lua?
Nessa fase, a Lua está entre a Terra e o Sol, e a parte iluminada da Lua está voltada para o Sol, tornando-a praticamente invisível a partir da Terra. Mas é possível observar a sua presença no céu durante o dia.
À medida que a Lua se afasta do Sol, uma fina fatia iluminada começa a aparecer, formando um crescente. É por isso que se chama quadra da Lua Crescente, já que está sendo mais visível que antes.
Nesta fase, a Lua está diretamente oposta ao Sol em relação à Terra, e a sua face iluminada está totalmente visível.
A passagem da Lua Cheia é a fase mais brilhante — e quando é possível ver esse corpo celeste completamente iluminado no céu noturno.
À medida que a Lua continua a “diminuir de tamanho”, apenas uma fina fatia iluminada permanece visível antes de a Lua desaparecer completamente da vista da Terra, reiniciando o ciclo com uma Lua Nova.
(*Publicado por Marina Motomura)
Compartilhe: