sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalIsrael reabre passagem de Kerem Shalom

Israel reabre passagem de Kerem Shalom

O Cogat, órgão militar israelense responsável por assuntos civis no território palestino, confirmou nesta quarta-feira, 8, a reabertura da passagem fronteiriça de Kerem Shalom, no sul da Faixa de Gaza. O local foi fechado depois de o Hamas lançar projéteis em direção à travessia, o que resultou na morte de quatro soldados israelenses. 

Caminhões vindos do Egito já estão a caminho da passagem, segundo informou o governo de Israel em comunicado. Os carros transportam ajuda humanitária como alimentos, água, equipamentos de refúgio e médicos, todos doados pela comunidade internacional. 

O Cogat afirmou que a carga será liberada para entrada no enclave após passar por verificações de segurança. Além da passagem de Kerem Shalom, o órgão israelense ressaltou que a passagem de Erez, no norte de Gaza, também está em funcionamento para facilitar a entrada de mais itens a serem doados à população local.

Ataques do Hamas contra soldado

Israel decidiu fechar a passagem de Kerem Shalom após os disparos de foguetes por parte do Hamas, no último domingo, 5. O ataque resultou na morte de quatro soldados e deixou diversos feridos. 

Israel | Soldados israelenses operam na Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas - 14/12/2023 | Foto: Forças de Defesa de Israel/Reuters
Além de 4 mortos, diversos soldados israelenses que atuam na Faixa de Gaza ficaram feridos em ataque do grupo terrorista Hamas – 14/12/2023 | Foto: Forças de Defesa de Israel/Reuters

Segundo o grupo terrorista, o alvo do ataque era um posto militar usado para organizar uma ofensiva em Rafah, no sul do enclave. O Hamas pretendia também coordenar bombardeios diários na região. 

Uma reportagem exclusiva do jornal israelense Haaretz, divulgada na terça-feira 7, informou que Israel concordou em transferir a gestão da passagem de Rafah para uma empresa de segurança privada dos Estados Unidos assim que finalizar sua ação militar desta semana.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui