A embaixada de Israel, por meio do consulado israelense em São Paulo e Sul do Brasil, afirmou que pretende enviar pelo menos três máquinas de filtragem para ajudar os municípios gaúchos afetados pelas chuvas desde o dia 29 de abril.
O sistema deverá ajudar à Marinha, que, por meio de oficiais, já envia água potável em garrafas para municípios como Eldorado do Sul e Guaíba. E também dará auxílio ao trabalho do purificador desenvolvido pela empresa brasileira PWTech.
“Esperamos que centenas de pessoas sejam beneficiadas com isso”, afirmou o diplomata a Oeste.
“A água neste momento é um recurso fundamental para a sobrevivência, já que neste momento a chuva atrapalhou o abastecimento.”
Dentro do governo israelense, há um departamento que envia ajuda humanitária a várias regiões que passam por catástrofes naturais. Ao Brasil, já havia mandado auxílio semelhante na tragédia da usina em Brumadinho, em 2019.
O sistema permite que a água superficial poluída de um rio seja retirada e purificada em uma velocidade de até 500 litros por hora.
Cada equipamento tem a capacidade de beneficiar entre 300 e 400 pessoas, com água potável.
A iniciativa ocorre em um momento no qual o governo israelense e o brasileiro passam por uma crise diplomática.
Relações abaladas desde fevereiro
As relações entre Brasil e Israel se abalaram em fevereiro último. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Adis Abeba, Etiópia, para uma cúpula da União Africana, fez uma declaração considerada ofensiva por Israel. Ele comparou as ações de Israel em Gaza às dos nazistas contra os judeus.
Em seguida, o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, foi convocado para uma reunião com o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz e foi cobrado no Museu do Holocausto, em Jerusalém.
O governo brasileiro se irritou, chamou Meyer de volta e também fez uma reunião com cobranças sobre Zonshine. Lula, a partir de então considerado persona non grata em Israel, tem constantemente repetido críticas à postura israelense na Faixa de Gaza.