sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalIsrael lança panfletos em Gaza com recado ao Hamas: 'Não vai mais...

Israel lança panfletos em Gaza com recado ao Hamas: ‘Não vai mais governar’

Aviões de Israel lançaram panfletos no sul da Faixa de Gaza, com imagens do líder do Hamas, Yahya Sinwar, morto por forças israelenses nesta semana. As aeronaves sobrevoaram a região palestina neste sábado, 19.

Os planfetos afirmam que o Hamas jamais voltará a governar Gaza. Escrita em árabe, a mensagem promete paz para quem entregar as armas e os reféns.

Declarações do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reforçaram essa posição. Na sexta-feira 18, data em que veio à tona a morte do chefe do Hamas, o premiê disse que as Forças de Defesa de Israel (FDI) tirariam o grupo terrorista da Palestina.

Escrita em árabe, a mensagem promete paz para quem entregar as armas e os reféns | Foto: Reprodução/Redes sociais
Escrita em árabe, a mensagem promete paz para quem entregar as armas e os reféns | Foto: Reprodução/Redes sociais

Irã e Hezbollah planejam ataques contra Israel

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, contrapôs-se ao afirmar que “o Hamas está vivo e continuará vivo”. No mesmo dia, um ataque com drone direcionado à residência de Netanyahu em Cesareia não causou vítimas, já que nem o premiê nem sua mulher estavam presentes.

Sirenes soaram em Israel por causa do lançamento de projéteis pelo Hezbollah a partir do Líbano. Pelo menos 180 mísseis foram disparados, o que resultou em uma morte na cidade de Acre e nove feridos em Kiryat Ata, Haifa. O Hezbollah, apoiado pelo Irã, confirmou o ataque a uma base militar.

O Líbano enfrenta uma situação grave, com mais de 1,4 mil mortes desde o começo das hostilidades em Gaza. Em um ataque israelense recente, duas pessoas morreram em uma rodovia ao norte de Beirute.

O ministro iraniano Abbas Araghchi comentou a possibilidade de guerra na região, ao destacar que o Irã está preparado para qualquer cenário. Em resposta, Josep Borrell, da Comissão Europeia, sugeriu revisar e fortalecer a missão da ONU no Líbano, a Unifil.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui