Os preços do petróleo caíram nesta 2ª feira, 28. O recuo do barril tipo Brent, que é referência para transações no mercado internacional, foi de 5,76% comparado à cotação do sábado 25.
Empresas negociavam o barril do óleo a U$ 76,14 no final da semana. Nesta segunda, no entanto, o valor baixou para US$ 71,27.
Militares influenciam no valor do petróleo
De acordo com analistas, as novas medidas de Israel em relação ao Irã têm impacto direto no valor da mercadoria.
O governo de Tel Aviv teria mudado de ideia em relação a possíveis ataques a refinarias do Irã. Caso isso acontecesse, o conflito poderia se agravar ainda mais.
Irã adota discurso mais moderado
Na sexta-feira, Israel lançou mísseis em direção a Teerã, a capital iraniana. Em razão desse movimento, havia o temor de uma resposta dura por parte do Irã.
O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país árabe, demonstrou no domingo 27 não ter interesse em um processo de retaliação. A resposta acalmou o mercado.
O Irã, aliás, preocupou-se principalmente em minimizar o impacto dos ataques em Teerã. Um general das Forças Armadas disse no sábado, segundo o jornal Financial Times, que o foco era apoiar um cessar-fogo no Líbano e em Gaza.
Os Estados Unidos, por sua vez, pressionam Israel para que o aliado não ataque instalações petrolíferas e nucleares.
O presidente norte-americano, Joe Biden, confirmou que Israel notificou a Casa Branca sobre as ofensivas contra o Irã. Biden disse, ainda, que espera que a postura de agora represente o “fim” do conflito no Oriente Médio”.
“Parece que eles [Israel] não atingiram nada além de alvos militares. A minha esperança é que esse seja o fim [do conflito]”, disse Joe Biden a jornalistas na Pensilvânia.