As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram na madrugada desta sexta-feira, 18, que uma operação ao sul do Líbano resultou na morte de Muhammad Hassin Ramal, comandante do Hezbollah na região. O terrorista era responsável por liderar ataques contra os militares e as forças israelenses na cidade de Tayibe.
As FDI destacaram que “Ramal dirigiu muitos ataques terroristas contra o Estado de Israel e contra soldados em campo”. Anteriormente, Israel anunciou ter atingido cerca de 150 alvos terroristas na Faixa de Gaza e no Líbano. Os alvos incluíram depósitos de armas, poços subterrâneos e postos de atiradores e observação.
Operações estratégicas no Líbano
No Líbano, as operações tinham o objetivo de identificar e desmantelar armamentos voltados para comunidades israelenses na fronteira norte. As forças apreenderam rifles de precisão, equipamentos de combate e um lançador de foguetes Burkan-2. Durante uma operação, a força aérea atacou uma célula terrorista que se preparava para lançar um míssil antitanque.
Simultaneamente, os militares israelenses realizaram ataques noturnos na área de Jabaliya, em Gaza. De acordo com o comunicado, dezenas de terroristas foram eliminados e infraestruturas terroristas foram destruídas. No centro de Gaza, uma instalação militar usada por terroristas também foi alvo de ataques das FDI.
Israel neutraliza terrorista do Hezbollah depois de vitória militar
Israel anunciou que neutralizou o terrorista do Hezbollah um dia depois da morte de Yahya Sinwar, que comandava do Hamas. Sinwar foi eliminado em confronto com tropas israelenses na cidade de Rafah, localizada ao sul do território palestino, na Faixa de Gaza.
Israel viu na eliminação do terrorista uma das suas maiores vitórias militares desde o início do conflito no Oriente Médio, em 7 de outubro de 2023.