terça-feira, setembro 17, 2024
InícioInternacionalIsrael e Hamas estendem cessar-fogo por mais 2 dias

Israel e Hamas estendem cessar-fogo por mais 2 dias

Israel e o grupo terrorista Hamas decidiram estender o cessar-fogo na guerra por mais dois dias.

A informação foi divulgada no Twitter/X por Majed Al Ansari, porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Catar, nesta segunda-feira, 27. O Catar é o principal mediador entre Israel e o Hamas.

“O Estado do Catar anuncia, como parte da mediação em curso, que foi alcançado um acordo para prolongar a pausa humanitária por mais dois dias na Faixa de Gaza”, disse Al Ansari.

Hamas libertou 58 reféns e Israel soltou 117 presidiários

israa jaabis 2israa jaabis 2
Israa Jaabis tinha 31 anos quando fez um atentado malsucedido na Cisjordânia | Foto: Reprodução/YouTube/Al Jazeera English

O acordo original de cessar-fogo iria expirar nesta segunda. Ele previa quatro dias de pausa na guerra e a libertação de 50 dos 240 reféns sequestrados pelo Hamas na Faixa de Gaza em 7 de outubro.

Israel concordou em soltar 150 prisioneiros palestinos presos acusados ou condenados por crimes relacionados ao terrorismo. O país já havia oferecido estender o cessar-fogo e soltar mais presos palestinos se o Hamas libertasse mais reféns. 

+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste

Na semana passada, Israel divulgou uma lista com 300 nomes de presidiários elegíveis para a troca por reféns. No último domingo, 26, Israel soltou uma mulher-bomba entre 39 presos em troca da libertação de 13 reféns israelenses raptados pelo Hamas.

Israa Jaabis tem 39 anos e atuou como mulher-bomba em um ataque terrorista e suicida na Cisjordânia em 2015. O atentado foi feito com um carro-bomba em um posto de controle, que deixou uma policial israelense, Moshe Chen, ferida.

Israa gritou “Allahu Akbar!” (Alá é grande!) quando foi parada pela policial, e fez a explosão em seguida. Moshe ficou com queimaduras no rosto e no tórax. Israa Jaabis ficou com o rosto deformado no ataque. Até o momento, o Hamas libertou 58 reféns, e Israel soltou 117 presidiários.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui