sábado, novembro 16, 2024
InícioDestaqueIsrael divulga detalhes da colaboração da Al Jazeera com o Hamas

Israel divulga detalhes da colaboração da Al Jazeera com o Hamas

As Forças de Defesa de Israel (IDF) publicaram nesta quinta-feira, 24, documentos que indicam uma cooperação estreita entre o Hamas e a emissora Al Jazeera, do Catar.

No acordo, há a proibição de críticas à organização e o estabelecimento de uma linha de comunicação segura entre as organizações.

Em um documento de 2022 divulgado pelas IDF, o Hamas descreve como forneceu instruções claras à Al Jazeera sobre a cobertura de um lançamento falho de foguete da Jihad Islâmica em Jabaliya, na Palestina, que resultou na morte de vários civis.

As instruções incluíam evitar o uso da palavra “massacre” para descrever o evento, reduzir a exibição de imagens do incidente e garantir que os jornalistas não criticassem o Hamas.

Outro documento do mesmo ano revela as instruções dadas ao jornalista Tamer Almisshall para sua cobertura da Jihad Islâmica durante a Operação Breaking Dawn, em agosto de 2022.

As orientações eram apoiar a “resistência” em Gaza e evitar qualquer crítica à capacidade de lançamento de foguetes da Jihad Islâmica, em virtude do grande número de falhas nos lançamentos.

Um documento de 2023 mostra que o Hamas decidiu estabelecer um “Telefone Al Jazeera” — uma linha segura que permitiria à organização se comunicar com a emissora de forma confidencial durante emergências.

Israel relaciona 6 jornalistas da Al Jazeera com o Hamas

“O Hamas direciona a cobertura da mídia da Al Jazeera para servir aos seus próprios interesses, impedindo que o público em Gaza e ao redor do mundo descubra a verdade sobre seus crimes contra civis de Gaza”, disse as IDF, em seu perfil oficial no Twitter/X. “Pense duas vezes antes de usar a Al Jazeera como uma fonte ‘confiável’.”

O governo de Tel-Aviv acusa, primeiramente, os seguintes jornalistas: Anas Jamal Al-Sharif; Alaa Abdul Muhammad Salama; Hossam Basel Karim Shabat; Ashraf Ashour Saraj; Ismail Abu Omar e Talal Abdul Rahman Aruki.

Israel tornou público nesta quarta-feira, 23, os nomes e as imagens de 6 jornalistas que estariam trabalhando em favor do Hamas: infiltração terrorista no canal de notícias Al Jazeera | Foto: Reprodução/Twitter/X
Israel tornou público nesta quarta-feira, 23, os nomes e as imagens de 6 jornalistas que estariam trabalhando em favor do Hamas: infiltração terrorista no canal de notícias Al Jazeera | Foto: Reprodução/Twitter/X

As forças israelenses dizem que os documentos incluem “tabelas pessoais, listas de cursos de treinamento terrorista, listas telefônicas e documentos salariais de terroristas”.

Conforme o Exército de Israel, os documentos deixam claro a existência de um processo de “integração dos terroristas do Hamas com a rede de comunicação social Qatari Al Jazeera”.

Em nota, Israel reforça: “A maioria dos jornalistas que as IDF denunciaram como agentes da ala militar do Hamas lidera a propaganda do grupo na Al Jazeera, especialmente no norte da Faixa de Gaza”.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui